MPF defende que o resultado do Tribunal do Júri da Boate Kiss seja mantido
No ano passado, Justiça do Rio Grande do Sul anulou a condenação de quatro réus acusados pelo incêndio que matou 242 pessoas em janeiro de 2013
O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou, por meio de parecer encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deseja acatar o recurso especial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) para manter o resultado do Tribunal do Júri da Boate Kiss.
O julgamento foi realizado em dezembro de 2021 e condenou os quatro réus acusados pela prática de 242 homicídios e de 636 tentativas de homicídio, mas foi anulado por uma decisão do TJ-RS em decisão de agosto do ano passado.
O documento é assinado pela subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela salienta que a decisão de suspender o resultado do júri “violou dispositivos do Código de Processo Penal”.
O pedido de suspensão do júri foi registrado cerca de oito meses após a decisão oficial, por isso, a subprocuradora entende que a situação pode ser considerada como “preclusão temporal”.
O recurso jurídico consiste na perda do direito da defesa dentro do período previsto nos dispositivos e, que por este motivo, o TJ-RS não deveria nem ter analisado o pedido de nulidade.
Com esta decisão, fica à cargo dos ministros do STJ a definição se mantêm ou derrubam a anulação do julgamento. Por conta da indefinição, os réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão estão soltos e aguardam novas decisões da Justiça.
Na época, a defesa dos acusados levantou inúmeras “falhas técnicas” no andamento do Júri, como problemas no sorteio dos jurados e a aproximação do magistrado, responsável pelo caso, com os julgadores.
A tragédia na Boate Kiss completou dez anos em janeiro deste ano. Nesta sexta-feira (12), foi assinado o termo que garante R$ 4 milhões para a construção de um memorial em homenagem às vítimas.
O dinheiro será repassado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em parceria com a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e a Prefeitura de Santa Maria. Ainda não há uma data para o início das obras.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
