Jair Bolsonaro já acumula quase 600 processos, indica levantamento feito pelo PL
Legenda monitora os casos porque cabe a ela custear a defesa do ex-presidente em boa parte das ações

Jair Bolsonaro já responde a quase 600 processos na Justiça, segundo último levantamento feito pelo PL, partido do ex-presidente. A legenda monitora os casos porque cabe a ela custear a defesa de Bolsonaro em boa parte das ações.
Nessa lista, há desde ações eleitorais, que cobram multa e a inelegibilidade de Bolsonaro, processos por falas feitas durante lives, e até multas pelo ex-presidente não ter usado máscara durante a pandemia ou capacete durante motociatas.
É comum que ex-presidentes tenham de lidar com um grande “acervo” de processos ao deixar o poder, lembra um integrante da defesa de Bolsonaro. Isso aconteceu com FHC, Lula e Dilma. Mas, mesmo nesse contexto, o número de processos mirando Bolsonaro chama atenção, dizem aliados.
A avaliação é que Bolsonaro se expôs muito durante o mandato com falas e ações desnecessárias. Diante disso, o diagnóstico no PL é que a fase de “problemas com a Justiça” do ex-presidente ainda vai durar muito.
O partido acionou três grandes escritórios para liderar a defesa de Bolsonaro nas diferentes ações e contratou ainda um advogado para, internamente, cuidar de casos menores. É uma estrutura cara, mas que se tornou essencial. Isso porque Bolsonaro optou por tirar da AGU (Advocacia-geral da União) a defesa de casos considerados “sensíveis” – a pasta poderia seguir com a defesa caso ele assim desejasse.
O desgate jurídico, porém, não muda o plano de aliados para a agenda política de Bolsonaro. O entendimento da cúpula do PL é que é possível “lucrar” ainda mais com a vitimização de Bolsonaro. Ou seja, manter a capacidade do ex-presidente de ser um valioso cabo eleitoral usando como argumento que ele está sendo alvo de uma campanha de opositores.
Últimas notícias

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano

Motorista desobedece sinalização e destrói pórtico na Av. Governador Afrânio Lages
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
