Por dia, duas crianças são abusadas sexualmente em Alagoas
Em 2022 foram registrados 952 casos de abuso sexual contra menores
Dados do Ministério da Saúde (MS) indicam que a cada 12 horas um menor é abusado sexualmente no estado de Alagoas. A pesquisa é da Campanha Maio Laranja, que pretende conscientizar sobre o abuso e a exploração de crianças e adolescentes.
O dia de hoje, 18 de maio, é solenemente lembrado como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Esta exaltação é feita com o intuito de conscientizar e sensibilizar a população sobre dar uma reposta a qualquer grau de violência contra menores.
Anualmente, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Contudo, este número é ainda maior, tendo em vista que a quantidade de denúncias ainda é ínfima.
A prática da denúncia ainda é rejeitada, uma vez que, em geral, a violência é cometida por alguém próximo da vítima e quase sempre dentro de casa. Os números do MS indicam que apenas 7,5% dos casos são incriminados.
No estado de Alagoas, em 2022, foram registrados 952 casos de abuso sexual contra menores, entre eles, 312 ocorrerem com crianças de zero à nove anos de idade.
A Rede de Atenção as Violências (RAV) de alagoas promove ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A primeira delas já aconteceu na última sexta-feira (12), e contou com a palestra do professor Benedito Rodrigues, referência nacional no enfrentamento da violência infanto-juvenil e o lançamento de um projeto que visa evidenciar a necessário criar uma rede para assistir as crianças vítimas de violência sexual.
Durante este Maio Laranja, também serão promovidos feitos educativos nas edições do Programa Vida Novas nas Grotas. Encerrando as ações do mês, será inaugurado o Complexo de Delegacias de Arapiraca, que vai contar com a Delegacia Especial da Criança e do Adolescente, visando colher denúncias, prestar assistência às vítimas e investigar e prender os agressores.