Alfredo Gaspar garante aprovação de urgência para PL que dá garantia às vítimas da Braskem
O projeto prevê garantias importantes e irá impactar diretamente no caso de afundamento do solo, ocorrido em Maceió, que atingiu mais de 50 mil pessoas

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (18), o requerimento de urgência do PL 2257/2023, de autoria do deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO - Alagoas), sobre as obrigações de empresas responsáveis por desastres ambientais, direitos das vítimas e do município afetado. O projeto prevê garantias importantes e irá impactar diretamente no caso de afundamento do solo, ocorrido em Maceió, que atingiu mais de 50 mil pessoas.
“Estou muito feliz em aprovar a urgência do nosso projeto. Ele é muito importante e prevê destinação para a área afetada por desastre ambiental, assim como aconteceu em Maceió pela mineração da Braskem. A proposta prevê que a área atingida seja destinada ao município para fim ambiental e, uma vez estabilizada, que volte aos proprietários de origem. Além disso, determina que seja feita, dignamente, a reparação dos danos material e moral aos afetados”, explicou Alfredo Gaspar.
Com a aprovação do requerimento de urgência, o projeto segue para a produção do relatório final. Em seguida, o texto volta para apreciação do mérito no plenário da Câmara dos Deputados. “Na próxima semana, vamos lutar pela aprovação do mérito. É um projeto de grande importância, para vítimas de tragédias ambientais como as de Maceió, Brumadinho e Mariana”, colocou o autor do PL 2257.
O texto ainda determina a suspensão das atividades das empresas envolvidas nesse tipo de desastre até que seja concluída a reparação total dos danos causados ou enquanto durar a situação de risco. Fica, também, proibida a venda da companhia até que a situação seja totalmente resolvida. Quanto às vítimas, o projeto visa regulamentar seus direitos, dispondo sobre forma de representação - seja por organização social ou comissão de atingidos -, tipos de indenizações e liberdade na escolha das defesas jurídica e técnica, que deve ser custeada pela empresa responsável.
Além do deputado Alfredo Gaspar, a proposição tem a coautoria dos deputados Marx Beltrão e Fábio Costa.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
