Política

Para Rodrigo Cunha, aumento do desemprego em AL é sinal da inexistência de políticas públicas no estado

Por 7Segundos com Assessoria 18/05/2023 21h09
Para Rodrigo Cunha, aumento do desemprego em AL é sinal da inexistência de políticas públicas no estado
Rodrigo Cunha - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Rodrigo Cunha (União) disse nesta quinta-feira (18) que o “crescimento do desemprego em Alagoas é o sinal da falta de rumo, da inexistência de políticas públicas para a área e da ausência de seriedade e de vontade política do governador Paulo Dantas em enfrentar, de frente, a questão da falta de empregos em nosso estado”.

Ainda segundo Cunha, “na campanha eleitoral prometeu-se de tudo. E agora o que estamos assistindo é o festival de calote do governo estadual em fornecedores, o corte da entrega de cestas básicas, a redução dos investimentos, a demissão de terceirizados e comissionados e, para completar, o crescimento do desemprego”.

De acordo com o senador, o fato de a falta de empregos para os alagoanos ter crescido sinaliza outro efeito perverso: o aumento da fome. “Mais desempregados representa mais endividados, mais pobreza e mais famintos. A Assembleia, salvo raras exceções segue calada e nada cobra do governo. Impressionante como cada vez mais a eleição de Paulo Dantas se comprova um estelionato eleitoral por completo”, disse Rodrigo.

A taxa média de desocupação em Alagoas foi estimada em 10,6% no primeiro trimestre deste ano, representando uma alta de 1,3 pontos percentuais em relação ao trimestre imediatamente anterior. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e foram divulgados nesta quinta-feira (18) pelo IBGE.

A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e no Distrito Federal.