Quatro deputados alagoanos votaram a favor de urgência na votação do Marco Temporal de terras indígenas
Deputados federais tiveram aval do PT para votar como bem entenderem
Dos nove deputados federais alagoanos, quatro votaram favoravelmente para que a votação do Marco Temporal de terras indígenas fosse tratada com medida de urgência. Tal medida, permite que a votação seja feita diretamente do plenário, sem que o tema passe pelas comissões da Casa.
Alfredo Gaspar (União), Fábio Costa (PP), Rafael Brito (MDB) e Marx Beltrão (PP). Esses foram os deputados que votaram a favor do requerimento de urgência para o Projeto de Lei. Com o requerimento de urgência aprovado por 324 a 131, o projeto deve ser votado na próxima semana conforme decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).
A tese do marco temporal, defendida por ruralistas, determina que a demarcação de uma terra indígena só pode acontecer se for comprovado que os indígenas estavam sobre o espaço requerido em cinco de outubro de 1988, quando a Constituição atual foi promulgada.
Conforme a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, “o marco temporal é um genocídio legislado. Uma teoria que inverte toda história do Brasil”.
“Um projeto de lei que atenta contra Constituição brasileira. Um atentado ao direito dos povos indígenas. Um ataque à nossa maior possibilidade de enfrentamento da crise climática”, disse Guajajara.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
