Quatro deputados alagoanos votaram a favor de urgência na votação do Marco Temporal de terras indígenas
Deputados federais tiveram aval do PT para votar como bem entenderem
Dos nove deputados federais alagoanos, quatro votaram favoravelmente para que a votação do Marco Temporal de terras indígenas fosse tratada com medida de urgência. Tal medida, permite que a votação seja feita diretamente do plenário, sem que o tema passe pelas comissões da Casa.
Alfredo Gaspar (União), Fábio Costa (PP), Rafael Brito (MDB) e Marx Beltrão (PP). Esses foram os deputados que votaram a favor do requerimento de urgência para o Projeto de Lei. Com o requerimento de urgência aprovado por 324 a 131, o projeto deve ser votado na próxima semana conforme decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).
A tese do marco temporal, defendida por ruralistas, determina que a demarcação de uma terra indígena só pode acontecer se for comprovado que os indígenas estavam sobre o espaço requerido em cinco de outubro de 1988, quando a Constituição atual foi promulgada.
Conforme a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, “o marco temporal é um genocídio legislado. Uma teoria que inverte toda história do Brasil”.
“Um projeto de lei que atenta contra Constituição brasileira. Um atentado ao direito dos povos indígenas. Um ataque à nossa maior possibilidade de enfrentamento da crise climática”, disse Guajajara.
Últimas notícias
Governador cria Prêmio Escola 10, que reconhece municípios com melhores indicadores educacionais
Defesa Civil de Arapiraca recebe novos equipamentos para prevenção de desastres
Governo de Alagoas comemora chegada de empreendimento de quase R$ 100 mi ao Sertão
Ronda no Bairro intensifica ações sociais e de segurança durante o fim de semana
Polícia Civil apreende jovem suspeito de envolvimento em homicídio na Pajuçara
Polícia Civil cumpre mandado por falsificação de documento em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
