Política

Eleições de 2024 em Maceió colocarão Lula em saia justa quanto a servir a dois senhores

Presidente da República poderá ou não decidir se continuará com os pés nas canoas de Lira e de Renan

05/06/2023 11h11
Eleições de 2024 em Maceió colocarão Lula em saia justa quanto a servir a dois senhores
Lira e Lula em papo descontraído e Renan, contrariado - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da redação 7 Segundos

A pouco mais de um ano, as eleições municipais de 2024 apresentam polarização na disputa da Prefeitura de Maceió. De um lado, o grupo com resquícios bolsonaristas e do outro, lulistas. Ou seja, direita e esquerda, respectivamente. No entanto, os símbolos destas duas tendências são os desafetos políticos: o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o senador Renan Calheiros. No atual momento, o primeiro surge em apoio ao prefeito JHC, rumo à reeleição. E o segundo, ao deputado federal Rafael Brito. Diante desse cenário, resta saber quem Lula apoiará, uma vez que está com um pé na canoa de Lira e o outro na de Renan.

Navegar com os dos pés em duas canoas tem sido protagonizado por Lula. Uma dessas cenas aconteceu quando o presidente da República se posicionou sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. E atualmente, Lula tem mostrado estar dividido entre apoio a Lira e Renan. Para se ter ideia, da situação que o petista vive, houve casos em que ficou no fogo cruzado da guerra provinciana de Alagoas ao declinar apoio para um dos lados. Em uma das situações, ele foi duramente criticado pelo senador. Já em outros momentos, o presidente da Câmara alertou Lula sobre a possibilidade de perder apoio na Casa.

Como ainda é muito cedo para saber onde Lula estará com os pés, mas é inegável que ele deverá se encontrar em uma situação desconfortável. Como se diz o ditado: não se pode servir a dois senhores