Caravelas-portuguesas voltam a aparecer em Maceió; saiba o que fazer se for ‘’picado’’
Durante o período chuvoso, existe um aumento de ocorrências deste tipo
As caravelas-portuguesas voltaram a aparecer na praia de Guaxuma, em Maceió, durante o período chuvoso, que marca a proximidade do inverno na capital alagoana. Na última semana, foram registradas as novas aparições do animal.
O subcomandante do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), major Alexandre Lima, explica que, apesar de não saber precisar o que as atrai, mas durante as chuvas existe um aumento no número de ocorrências. “Pode estar relacionado à temperatura da água, ou com a que deságua no mar”.
Lima explica que o primeiro cuidado para evitar ser “picado” é procurar um guarda-vidas na região ou pessoas que trabalhem no local, para pedir informações sobre possíveis locais de acidentes e animais marinhos, além de correntes marítimas.
Caso haja contato com o animal, as recomendações do major Alexandre são:
- Sair da água imediatamente;
- Não coçar, porque se trata de uma queimadura química que fica impregnada no tecido da pele, quanto mais coça e esfrega, mais a toxina vai entrar no corpo e aumentar a sensação de dor;
- Lavar o ferimento com vinagre diluído em água.
- A sensação de queimação dura de 30 minutos a 24 horas. Se persistir, procure uma unidade de saúde para ter atendimento médico.