Estudo do IBGE aponta taxa de analfabetismo em Alagoas
Entre as unidades da federação, o estado ficou atrás apenas do Piauí (14,8%)
Um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que Alagoas tem a segunda maior taxa de analfabetismo do país, com 14,4%. No Brasil, entretanto, esse índice entre as pessoas a partir de 15 anos recuou de 6,1% em 2019 para 5,6% em 2022.
No total, eram 9,6 milhões de pessoas que não sabiam ler e escrever, sendo que 55,3% (5,3 milhões) delas viviam no Nordeste e 54,2% (5,2 milhões) tinham 60 anos ou mais. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022, divulgada hoje pelo IBGE.
Entre as unidades da federação, Alagoas ficou atrás apenas do Piauí (14,8%) e à frente da Paraíba (13,6%). As que obtiveram as menores taxas foram Distrito Federal (1,9%), Rio de Janeiro (2,1%) e em São Paulo e Santa Catarina (ambos com 2,2%).
Essa é a primeira divulgação do levantamento após a pandemia. Devido à redução na taxa de aproveitamento da amostra, causada pela mudança na forma de coleta implementada emergencialmente durante o período de distanciamento social, a divulgação do suplemento foi suspensa em 2020 e 2021, retornando agora com os resultados para 2022.
Taxa de analfabetismo do Nordeste é quatro vezes maior que a do Sudeste
A taxa de analfabetismo para as pessoas de 15 anos ou mais também reflete desigualdades regionais: o Nordeste tem a taxa mais alta (11,7%) e o Sudeste, a mais baixa (2,9%). No grupo dos idosos (60 anos ou mais) a diferença é maior: 32,5% para o Nordeste e 8,8% para o Sudeste.
Últimas notícias
Instituto Cabanos anuncia temporada do Cinema de Calçada em Maragogi
Causa da morte do ator João Signorelli, de ‘Caminhos das Índias’ é revelada
Analista financeira é presa por desviar R$ 200 mil de empresa em Maceió
Jovem morre baleado no quintal da própria casa no município de Coruripe
Adolescente com problema clínico morre após discussão em Taquarana
Marina JHC celebra marca de 500 mil seguidores e agradece confiança
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
