Desmatamento na Amazônia cai 31%, enquanto cerrado sofre com aumento da destruição
Levantamento considera dados coletados entre os meses de janeiro e maio de 2023, em comparação com o mesmo período nos últimos anos
Os alertas de desmatamento na Floresta Amazônica, ao longo dos cinco primeiros meses de 2023, caíram 31% se comparados ao mesmo período de 2022. Os dados são do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Em outra linha, seguem tendência inversa a destruição do cerrado. Este bioma apresentou um aumento de 35% nos alertas de desmatamento de janeiro a maio deste ano; 83% se comparados apenas os meses de maio de 2022 e 2023.
Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (7), pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo representantes da pasta, para combater o desmatamento, o governo federal já aplicou mais de R$ 2,23 bilhões em multas na Amazônia em 2023 – aumento de 160% com relação a 2022.
O secretário-executivo do Meio Ambiente, João Capobianco, vê os dados relativos à Amazônia como “relevantes” e “positivos”. Ainda segundo Capobianco, a meta estabelecida para a redução do desmatamento é “o menor número possível”. “Desmatamento zero”, disse o secretário.
Conforme o secretário-extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, André Lima, há uma estimativa de que mais da metade do desmatamento no cerrado tenha sido autorizado por órgãos ambientais estaduais, o que dificulta o monitoramento.
“Os estados estão administrando o cadastro, e têm condições de embargar. Vamos ter um trabalho importante no âmbito do CAR (Cadastro Ambiental Rural) para identificar se é autorizado ou não. Nosso desafio agora é sincronizar os dados. O Ibama não pode multar em cima de áreas que os estados já fizeram autorização”, disse Lima.
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que o Instituto solicitou a 24 municípios, que são responsáveis por mais da metade do desmatamento no cerrado, um levantamento das autorizações para desmatamento ao longo dos últimos 4 anos.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
