Colégio de Procuradores aprova o nome de José Martins Filho para o prédio das novas Promotorias de Justiça de Murici
Proposta é do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque
O procurador de Justiça José Martins Filho emprestará o seu nome ao novo prédio das Promotorias de Justiça de Murici. O nome dele foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (8), na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas. A homenagem foi proposta pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
Durante a sessão comandada pelo chefe do Ministério Público do Estado de Alagoas, todos os integrantes do colegiado elogiaram a escolha do nome de José Martins Filho e reconheceram que a homenagem é justa e merecida. “Estamos falando um de membro que muito honrou o Ministério Público, que dedicou décadas da sua vida para promover e distribuir justiça para uma população que precisava da assistência e da atenção do MPAL. Inclusive, parte dos anos em que fez isso foi atuando como adjunto de promotor em Murici, contribuindo para a transformação social na vida dos moradores daquela cidade”, declarou Márcio Roberto.
A escolha do nome do procurador de Justiça José Martins Filho foi acolhida por unanimidade entre todos os procuradores presentes à sessão, que ocorreu em formato híbrido.
A sede de Murici
A nova sede das Promotorias de Justiça de Murici está em fase de construção, depois que a ordem de serviço foi assinada, em janeiro deste ano, na ordem de R$ 1.869.902,46. O terreno que abrigará o prédio foi doado pelo Poder Executivo após a sanção da Lei nº 630/21.
O prédio vai abrigar duas promotorias de Justiça, duas salas de assessoria, sala de apoio, sala de audiência, ampla recepção, centro de processamento de dados, banheiros para pessoas com deficiência e área de serviço com copa e banheiro.
O homenageado
José Martins Filho foi nomeado promotor de Justiça em 18 de maio de 1962, tendo assumido a Promotoria de Justiça de Batalha. Ao longo de sua carreira, ele passou por diversas comarcas, a exemplo de Olho d’Água das Flores, Quebrangulo, Santana do Ipanema, Arapiraca e Coruripe. Na década de 80, tornou-se procurador de Justiça. Na condição de procurador, também passou pelo cargo de corregedor-geral do Ministério Público.
José Martins Filho cresceu em Murici, onde passou toda a sua infância e adolescência. Na fase adulta, foi secretário municipal, adjunto de promotor de Justiça e diretor do ginásio municipal da cidade. Ele faleceu em 3 de abril de 1999, quando ainda exercia o cargo de procurador de Justiça.