Operação Fluidez notifica veículos de cinco toneladas que circulam fora do horário permitido
Atuação das equipes nas duas fases da ação resultou em 44 autuações
A segunda fase da Operação Fluidez ocorreu nesta quarta-feira (14), no bairro Gruta de Lourdes. A ação, desenvolvida pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) de Maceió, com atuação do Grupo de Pronta Resposta e do Comando de Operações e Inteligência da Guarda Municipal de Maceió, tem como objetivo fiscalizar a circulação de veículos acima de cinco toneladas nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, na parte alta da capital.
A operação começou por volta das 7h e seguiu até às 9h, na Avenida Fernandes Lima, mais precisamente na alça do IBAMA. Durante o trabalho desta quarta-feira foram registradas 18 autuações. Na primeira fase, realizada no dia 2 de junho, foram notificados 26 veículos, totalizando 44 multas.
O diretor-presidente do DMTT, André Costa, destacou a importância da operação para melhorar a mobilidade urbana. "Ações como essa são importantes para garantir a fluidez no trânsito. Há uma proibição para que os veículos acima de cinco toneladas circulem na região nos horários de pico, justamente para que outros possam se deslocar com mais agilidade", afirmou.
O trânsito de veículos acima de cinco toneladas como caminhões, carretas e tratores é proibido nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, em dois períodos, das 6h às 9h e das 17h às 20h, durante a semana, conforme Portaria Nº 082 do DMTT, publicada em 19 de fevereiro de 2014.
"O resultado é visível. Basta imaginar o quanto esses veículos abordados ocupam o espaço nos horários de pico. A ação para coibir essa movimentação é fundamental para melhorar a movimentação da via. Nosso planejamento é para que a operação aconteça semanalmente, sempre com um objetivo, dar fluidez aos demais veículos", pontuou o diretor do DMTT, Constantino Assis.
O coordenador do Grupo de Pronta Resposta do DMTT e agente de trânsito, Rafael Cabral, avaliou o resultado da operação. "A partir da demanda, preparamos o cronograma de ações e demos início ao trabalho. Foram dois momentos, até agora, com um resultado positivo, em número e também no trabalho para conscientizar esses condutores", comentou.
A fisioterapeuta Neylla Nunes revelou que a ação contribui para melhorar a fluidez do trânsito em avenidas movimentadas da capital. "Volto do plantão pela Durval e pela Fernandes Lima. Particularmente, acho que ações como essa de hoje é importante até para que os veículos menores possam fluir com mais agilidade e segurança, principalmente no horário de pico, que já é bem carregado", destacou.