Política

Lula adia anúncio sobre ministério do Turismo para depois da viagem à Europa, afirmam ministros

Em reunião ministerial com Lula, Daniela Carneiro não falou de demissão mas foi a única a exibir vídeo com prestação de serviço de seis meses à frente da pasta

Por 7Segundos com CNN Brasil 15/06/2023 22h10
Lula adia anúncio sobre ministério do Turismo para depois da viagem à Europa, afirmam ministros
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro (ao centro), durante reunião ministerial do governo Lula - Foto: Cláudio Reis/Enquadrar/Estadão Conteúdo - 15.jun.2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá anunciar decisão sobre o comando do Ministério do Turismo depois que retornar da viagem que fará à Europa. Na próxima semana, Lula vai se encontrar com o papa Francisco e o presidente da França, Emmanuel Macron.

Após reunião com o primeiro escalão do governo, no Palácio do Planalto, ministros afirmaram à CNN que não será divulgado oficialmente “nada antes da viagem” de Lula e que até lá “a ministra fica”.

O presidente viajará ao Vaticano na próxima terça-feira (21) e no dia seguinte, desembarcará na França.

Nesta quinta-feira (15), Daniela Carneiro fez um balanço de sua gestão, durante reunião ministerial.

“Lula já falou pra ela tudo o que tinha que falar. Na reunião hoje, ao contrário de todos os outros ministros, a Daniela exibiu um vídeo sobre a pasta dela, foi uma prestação de contas mesmo. Notei tom de despedida, todo mundo sabe que ela não tem apoio do partido”, afirmou um dos ministros à CNN Brasil, sob reserva. Outros participantes do encontro disseram à CNN que tratou-se de uma apresentação “normal”, em meio ao clima de despedida, e que ela teria dito que mesmo em situações difíceis faria o melhor trabalho.

Nesta semana, Lula comunicou ao casal Daniela e Waguinho Carneiro que faria a mudança no comando do Ministério do Turismo. Ao mesmo tempo, o presidente estendeu a permanência da ministra por mais alguns dias, o que tem sido descrito por aliados como uma sobrevida para que Daniela tivesse uma saída honrosa do cargo.

Nesta semana, a ministra participou de audiências em comissões da Câmara e do Senado. Nas duas ocasiões, manifestou apoio a Lula e desconversou sobre a possibilidade de ser demitida.

A demora do Planalto em formalizar o anúncio tem irritado o União Brasil, que reivindica mudança na pasta em troca de dar apoio ao governo no Congresso. De acordo com relatos feitos à CNN, nesta semana, em jantar com a bancada do partido na Câmara, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reafirmou que o governo vai atender à demanda e brincou que o partido sofre de TPM, Tensão Pré-Ministerial.