Rodrigo Cunha apresenta emenda inovadora ao Arcabouço Fiscal
Proposta traz metas de redução e combate à pobreza no Brasil
Após reapresentar no senado um Projeto de Lei para a criação de normas metas obrigatórias de combate à pobreza no Brasil – uma Lei de Responsabilidade Social – o senador alagoano Rodrigo Cunha (União) deu um passo adiante: apresentou uma emenda inovadora ao chamado projeto do Arcabouço Fiscal, proposto pelo governo do presidente Lula (PT), obrigando que conste nesta proposta a obrigatoriedade da prestação de contas e do cumprimento de metas de redução da miséria e da fome no país.
“Todo governo que começa a gestão apresenta proposta de teto de gastos, de contenção da inflação, para se evitar o rombo das contas e promover a saúde fiscal. Mas nunca a questão social é sequer citada nestes projetos, que viram lei e afetam a vida de todos. Está na hora de isso mudar. Além de metas para conter a inflação, o Brasil precisa de metas e instrumentos claros para combater a pobreza. Chega de somente falarmos em Arcabouço Fiscal. Ele é importante, mas sem um Arcabouço Social, que reduza a fome a miséria no Brasil, a maior parcela da população de nosso país seguira excluída socialmente”, afirmou Rodrigo Cunha.
A proposição da emenda foi feita na manhã desta terça-feira (20) durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da qual Cunha faz parte. Pela proposta do senador alagoano, semestralmente o governo será obrigado a publicar “relatório sobre a evolução das taxas de pobreza, as medidas tomadas para cumprimento das metas em prol da redução da pobreza, os riscos de descumprimento e providências recomendadas para o gasto público e o sistema tributário”. Caso não ocorra a diminuição nos índices e miserabilidade no país, o governo deverá prestar contas e se justificar perante o Congresso Nacional.
Já aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto do novo Arcabouço Fiscal está sendo discutido no Senado Federal. O projeto contempla o conjunto de regras de controle das despesas do governo para que não se gaste mais do que se arrecada e se mantenha a dívida pública sob controle. “Esta pauta é extremamente importante, repito, mas a redução das desigualdades e da fome precisam ser a prioridade número 1 do Brasil. De nada adianta melhorar os indicadores econômicos tendo uma legião de pessoas pobres e famintas no país”, concluiu o senador.
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
