Moraes manda PF tomar depoimento de Monark em 10 dias
Ministro deu acesso do processo à defesa do influenciador e novo prazo para oitiva

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (21) que a Polícia Federal (PF) colha o depoimento do influenciador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, em até 10 dias.
Na decisão, o ministro também autoriza o acesso dos advogados de Monark ao conteúdo da investigação.
A ordem de depoimento foi dada na semana passada, dentro do inquérito que apura suposta omissão de autoridades nos atos de 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Na ocasião, Moraes havia dado cinco dias para a PF ouvir o influenciador. A defesa de Monark então acionou o ministro pedindo acesso ao processo.
Na semana passada, Moraes também determinou o bloqueio de perfis do influenciador nas plataformas Discord, Meta, Rumble, Telegram e Twitter. O magistrado disse que o influenciador havia divulgado “notícias fraudulentas” sobre a atuação do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No caso, a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE informou Moraes que Monark publicou uma entrevista com o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) “na esteira da qual são difundidas notícias falsas sobre a integridade das instituições eleitorais”.
Além de mandar bloquear os perfis de Monark, Moraes ainda determinou que ele se abstenha de divulgar fake news sobre o STF e o TSE. A multa ao influenciador em caso de descumprimento é de R$ 10 mil por dia.
Em nota à CNN, a defesa de Monark disse que a decisão de Moraes para que o depoimento seja feito após acesso ao processo “homenageia direitos fundamentais previstos na Constituição Federal” e é uma “uma primeira vitória”.
Leia a íntegra da nota do advogado Jorge Salomão:
“O Sr. Bruno Monteiro Aiub foi “intimado” pela Polícia Federal para prestar depoimento em menos de 24 horas entre a data de recebimento da comunicação e o dia designado para os seus esclarecimentos. Inconformada com o exíguo prazo, a defesa do Sr. Bruno protocolou petição endereçada ao Min. Alexandre de Moraes requerendo que as suas declarações somente fossem prestadas após o acesso integral ao inquérito, o que foi deferido, fato que homenageia direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. A defesa enxerga este fato como uma primeira vitória e espera, ansiosa, que as demais garantias basilares da República enquanto Estado Democrático de Direito continuem a ser prestigiadas assim que tomar conhecimento de todo o conteúdo do inquérito, oportunidade em que poderá expor qual é o objeto de apuração da investigação que recai sobre o Sr. Bruno Monteiro Aiub.”
Últimas notícias

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
