Lideranças políticas nacionais e ministros enaltecem condução de Arthur Lira
Atuação de Lira à frente da Câmara e das discussões sobre a reforma tributária tem sido enaltecida
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal alagoano Arthur Lira (PP), está prestes a realizar um feito aguardado por décadas no país: assegurar a discussão plural e a aprovação democrática da chamada reforma tributária, um dos temas mais importantes para a garantia do desenvolvimento, da geração de empregos e da estabilidade da economia brasileira.
Avalista de um amplo e suprapartidário debate sobre o tema, que inclui parlamentares, governadores, prefeitos, governo, ministros, lideranças empresariais e setores da sociedade civil, Arthur Lira tem sido apontado como um dos grandes responsáveis pela condução da proposta no Congresso Nacional.
A atuação de Lira à frente da Câmara e das discussões sobre a reforma tributária tem sido enaltecida por diversos protagonistas na tramitação da matéria. O coordenador do grupo de trabalho sobre a proposta, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou que “sob a liderança de Arthur Lira há um alinhamento extraordinário na Câmara e no Senado e uma disposição federativa para o diálogo com governadores” sobre a reforma.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também tem externado agradecimentos ao presidente da Câmara pelo tratamento republicano que tem dado a pauta na Casa, norteando a articulação entre governo e Congresso Nacional, assim como o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse estar otimista com a tramitação da reforma tributária no Congresso.
Já presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), disse que Arthur Lira “vai se consagrar, depois de 30 anos, como o presidente que conseguiu aprovar um tema que é um dos mais importantes para o país".
“Há décadas o Brasil discute como reformar o seu sistema de cobrança e pagamento de impostos, buscando garantir o desenvolvimento nacional. Na presidência da Câmara, encaramos de frente este desafio ao lado de colegas parlamentares, de membros do governo e de líderes dos mais diversos setores empresariais, dos pequenos aos grandes empresários”, disse Arthur Lira.
“O principal é sim reformular o modo como os governos arrecadam impostos, mas fundamentalmente sem aumentar a carga tributária, sem penalizar a população e nem o empresariado. Muito pelo contrário, o queremos é que o Brasil cresça de forma mais justa e inclusiva do ponto de vista fiscal e social”, disse Arthur Lira.
Prevista para ser votada em julho, a proposta da reforma prevê simplificar e unificar os tributos sobre o consumo, metas que representam a primeira etapa da reforma. A proposta unifica duas PECs que tramitaram pelo Congresso nos últimos anos, uma na Câmara e outra no Senado.
Esta é uma versão preliminar do texto, que poderá ser alterada pela Câmara durante as negociações prévias à votação. “Neste debate é importante ressaltar que estamos respeitando o rito democrático nas discussões e sempre defendendo o interesse nacional e coletivo da sociedade”, reforçou Lira.
Uma das principais mudanças previstas no relatório será a extinção de cinco tributos: três federais; o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelos estados; e o Imposto sobre Serviços (ISS), arrecadado pelos municípios.
Em troca, está em discussão a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, dividido em duas partes. O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) unificará o ICMS e o ISS. A Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) será arrecadada pela União. A reforma deverá colocar um ponto final na chamada guerra fiscal entre os estados, com o governo criando um Fundo de Desenvolvimento Regional para financiar projetos de desenvolvimento em estados mais pobres.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
