Saúde

Número de médicos no interior de Alagoas é sete vezes menor que na Região Metropolitana

Estudo da CNM apontou que uma em cada três cidades no Brasil tem dificuldades para contratar esses profissionais

Por 7Segundos 06/07/2023 16h04 - Atualizado em 06/07/2023 17h05
Número de médicos no interior de Alagoas é sete vezes menor que na Região Metropolitana
Atendimento médico - Foto: Divulgação

Uma em cada três cidades brasileiras possui falta de médicos na atenção primária por dificuldades de contratação. A informação é de um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que foi realizado via call center com os gestores municipais em quase 3,4 mil cidades.

O estudo reafirmou o que já havia sido divulgado na edição 2023 da “Demografia Médica no Brasil”, feito pela Associação Médica Brasileira (AMB). Esta pesquisa apontou que a densidade foi pelo menos setes vezes menor no interior que no conjunto das regiões metropolitanas, incluindo capitais, nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Alagoas, Amazonas, Roraima e Sergipe.

A publicação da CNM traz que as regiões Norte e Nordeste são as mais prejudicadas, com o problema impactando majoritariamente os municípios de grande porte, mesmo sendo o menor número de respondentes da pesquisa. Uma possível explicação seria que a maior parte dos médicos quer se dedicar apenas ao trabalho na rede privada ou dividir com a pública.

A AMB divulgou que os médicos com dedicação parcial ou integral ao SUS – 87% dos entrevistados –, a maioria declarou trabalhar em hospitais públicos (69,7%) e atendimentos de urgência e emergência (42,2%). Outros 31,6% trabalhavam em serviços ambulatoriais, 29,6% na rede de atenção primária, 19,7% em universidades, instituições de pesquisa e hospitais de ensino, 10% em serviços administrativos ou de gestão públicos.

Segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil”, Alagoas, juntamente aos estados do Amazonas, Roraima, Sergipe, Pará e Maranhão, tem densidade de médicos por mil habitantes inferior a 0,5 no conjunto dos municípios do interior.

No estado são 6.178 médicos em atividade, de acordo com a AMB, dos quais 5.014 estão concentrados na capital, 130 na região metropolitana, e 1.027 no interior.