Governo de Alagoas e INSS discutem parceria para agilizar atendimento a idosos e pessoas com deficiência
Objetivo é focar na demanda reprimida do Instituto e garantir rapidez na distribuição de renda por meio do Benefício de Prestação Continuada

Representando o governador Paulo Dantas, o vice-governador Ronaldo Lessa e a secretária de Kátia Born, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social (Seades), estiveram reunidos, nesta quinta-feira (6), com o novo gerente executivo do INSS em Alagoas, Marcos Antônio Figueiredo, para discutir a viabilização de uma parceria visando maior fluidez nos processos de análise de requerimentos para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos e portadores de deficiência.
Pela proposta em estudo, o INSS passaria a contar com o apoio da Seades, para realizar esse trabalho com maior rapidez nas 41 agências do estado. O encontro foi marcado por Ronaldo Lessa, na semana passada, quando esteve em Brasília, reunido com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi e com o novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, momento em que foi confirmada a nomeação de Figueiredo.
O vice-governador destacou que nesse primeiro encontro com o novo gerente executivo do INSS em Alagoas, foi viabilizado esse alinhamento entre o Estado e a instituição, buscando a solução para dar celeridade no atendimento a essa faixa da população, que necessita do benefício para a própria sobrevivência.
"Marcos Figueiredo em Alagoas, com sua equipe e a parceria da Seades, e o ministro Carlos Lupi em Brasília, com a determinação do presidente Lula, estão decididos a resolver esse problema social tão emergente. Então, acredito que a maneira como todos estão focados na solução dessa questão, vai possibilitar um salto qualitativo no atendimento e garantir comida na mesa de milhares de pessoas", ressaltou o vice-governador.
Além de contar com a força de trabalho de 13 novos concursados, que já estão em treinamento e devem avaliar algo em torno de mil processos por mês, Figueiredo acredita que o apoio do Estado será fundamental. "Uma grande fatia da nossa clientela é a do benefício assistencial. Com o suporte da Assistência Social [do Estado], a gente já refina os requerimentos e, em conjunto com as novas ações que vamos imprimir, iremos diminuir a fila e o tempo de análise desses requerimentos, já que eles devem vir alinhados, livres de erros, para que possamos realizar com mais rapidez a nossa finalidade principal, que é a distribuição de renda", afirmou o novo gerente.
A secretária Kátia Born também falou da urgência em diminuir a demanda reprimida. "Há pessoas que estão sem renda, e que estão no CadÚnico; a expectativa nossa é que, na atual gestão do INSS, a gente possa fazer um mutirão, dar apoio ao INSS nos municípios, colocando pessoas para ajudar. Porque, uma pessoa do CadÚnico, que não recebe o Bolsa Família, que está na expectativa de receber seu benefício e não recebe, ela precisa de atenção redobrada. Acho que esse trabalho conjunto vai melhorar inclusive, a situação de extrema pobreza do estado de Alagoas", avaliou.
Sobre o BPC
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, sendo a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade superior a 65 anos ou pessoa com deficiência de qualquer idade. Sua gestão é feita pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício.
A operacionalização é realizada pelo INSS. Para ter direito ao benefício, é necessário atender aos critérios previstos na legislação e, em casos de deficiência, passar pela avaliação social e perícia médica.
O BPC ajuda no sustento de pessoas com renda mensal familiar de até ¼ do salário mínimo por indivíduo. Ou seja, tem como público-alvo uma parcela bastante carente da população. Também participaram da reunião o secretário Executivo da Seades João Ulisses, o secretário Executivo da vice-governadoria, João Folha e o Prof. Valério, servidor de carreira da Previdência.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
