Graduado pela Uncisal é o primeiro fonoaudiólogo do Brasil a receber certificação internacional em lactação
Título é reconhecido em mais de 100 países
Graduado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em 2020, o fonoaudiólogo Lucas Ferreira é uma referência quando o assunto é lactação. O profissional recebeu uma certificação internacional, com reconhecimento em mais de 100 países, na área de lactação, e se tornou o primeiro fonoaudiólogo homem do Brasil a obter o título. Lucas Ferreira conquistou o IBCLC, (International Board Certified Lactation Consultant), ou seja, Consultor em Lactação com Certificação Internacional.
A certificação/titulação é regulada por um órgão internacional independente, o IBLCE (International Board of Lactation Consultant Examiners) ou Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação. Para obter a certificação, é necessário participar de um exame. São pré-requisitos para o exame possuir 90 horas de educação em lactação, cinco horas de educação em habilidades de comunicação e mil horas de prática clínica em serviços de apoio à amamentação, além de graduação na área da saúde.
O exame tem duração de 4 horas e possui 175 questões com avaliações de imagens e casos clínicos. A aplicação acontece em diversos centros pelo mundo. O exame ocorre em março na língua inglesa, e em setembro para todos os demais idiomas. O resultado de Lucas Ferreira foi publicado no dia 13 de dezembro de 2022, com validade até 31 de dezembro de 2027.
“É necessário recertificação a cada 5 anos, com comprovação de assistências em lactação e amamentação, bem como formação continuada. Com este título, que fora do Brasil é reconhecido como profissão de alto padrão, posso atuar em mais de 131 países com a credencial”, explicou o fonoaudiólogo. Após a graduação em Fonoaudiologia pela Uncisal, Lucas Ferreira foi aprovado no primeiro programa de residência multiprofissional de Neonatologia do estado de Pernambuco, oferecido pelo Centro Integral Universitário Amaury de Medeiros (CISAM) e pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).
Lucas Ferreira também é pós-graduado em Nutrição Materno Infantil pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP) em 2021. “Este ano finalizei minha terceira pós-graduação em Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano, pelo IDE, sendo o primeiro fonoaudiólogo homem do Brasil e o primeiro do Crefono 4 (Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª região) a obter esse título de especialista”, afirmou.
Para o fonoaudiólogo, a Uncisal abriu portas para que ele se formasse e obtivesse reconhecimento fora do estado. “Meus primeiros contatos com amamentação aconteceram ainda na universidade. Após a formação, reconheci que precisava seguir estudando e buscar aprofundamento dentro da área da amamentação. Assim trilhei o caminho das residências e especializações, e em breve o mestrado e doutorado”, concluiu.
Últimas notícias
Suspeito de encomendar morte de supervisor do CRB segue preso, determina Justiça
Defesa Civil inicia mapeamento em novas áreas para plano municipal de redução de riscos
Daniel Barbosa garante maior programa de ampliação da educação pública em Arapiraca
Teca Nelma reage à filiação de Maia e Loureiro ao PV: ‘Direita está se infiltrando’
Alagoas tem 150 vagas para a Inglaterra e inscrições se encerram em quatro dias
Ambulatório de Especialidades da Uncisal passa a ofertar atendimento em Homeopatia
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
