MPF e MPAL solicitam ações municipais de limpeza urbana na capital
Restrições no licenciamento da Central de Tratamento de Resíduos de Maceió podem causar colapso na limpeza e no saneamento básico
Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado de Alagoas (MPAL) enviaram um ofício ao Prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, com o objetivo de informar o teor da reunião realizada em 6 de julho, a fim de obter informações sobre as providências que serão adotadas para evitar o impacto ambiental e o colapso do saneamento básico, quanto à limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos, decorrente da restrição da operação da Central de Tratamento de Resíduos de Maceió (CTRM).
Durante a reunião da última quinta-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou que houve uma renovação parcial da Licença de Operação da CTRM. Essa renovação determina que a central só receberá resíduos domésticos coletados pelas empresas contratadas pelo município de Maceió, excluindo outros tipos de resíduos, como os provenientes da construção civil.
Considerando a urgência da situação, que pode levar ao colapso do sistema de resíduos a partir de 11 de julho, o procurador da República Lucas Horta, do Núcleo do Meio Ambiente do MPF em Alagoas, estabeleceu um prazo de 24 horas para que a Prefeitura informe as providências que pretende adotar. Além disso, a Prefeitura deve apresentar a lista dos empreendimentos aptos a receber o fluxo extraordinário de resíduos que não podem ser aceitos pela CTR de Maceió, juntamente com a documentação que comprove a capacidade desses locais de lidar com essa demanda, de acordo com a respectiva licença de operação emitida pelo órgão ambiental competente.
O MPF também solicita que a Prefeitura de Maceió informe se há previsão de emissão de orientações gerais e específicas, realização de audiências públicas ou outros meios de consulta envolvendo os representantes dos setores diretamente impactados, como responsáveis pela coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final de resíduos sólidos, incluindo construção civil, shoppings centers, hotéis, bares, restaurantes, supermercados e indústrias.
O conteúdo do ofício também foi comunicado à Semurb, à Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e à Orizon, concessionária responsável pela CTR de Maceió. Além disso, o deputado federal Fábio Costa, que tem acompanhado diretamente o assunto, e o Gabinete Civil do Estado de Alagoas também foram informados, uma vez que o gabinete é responsável pela coordenação do Sistema de Relações Institucionais do Governo Estadual.
Contexto
Na reunião do dia 6, a Semurb informou sobre a renovação parcial da Licença de Operação da CTRM, permitindo o recebimento apenas de resíduos domésticos. Outros resíduos coletados na cidade deverão ser destinados a outro local, cuja especificação não foi fornecida durante a reunião. A decisão do secretário do Meio Ambiente, Marcos Cavalcanti, de não acatar – neste ponto – os pareceres técnicos e jurídicos da pasta geraram preocupação na Alurb, responsável pela limpeza urbana da capital. O procurador da República Lucas Horta ressaltou a necessidade de apurar se essa decisão causa mais prejuízos do que proteção ao meio ambiente.
Após um requerimento da Procuradoria do Município, a Semurb concordou em adiar os efeitos de sua decisão até a próxima terça-feira (11), para permitir a busca de uma solução ou alternativa entre o Município e a Orizon, ou dentro do próprio Município, para a destinação desses resíduos enquanto a CTRM estiver impedida de recebê-los.
Inquérito
O MPF e o MPAL vêm realizando uma série de negociações que estão sendo realizadas para garantir o funcionamento regular da CTRM, especialmente no que se refere ao tratamento e à destinação final do chorume.O ofício expedido também faz parte do inquérito civil (nº 1.11.000.000284/2021-38) que investiga o depósito irregular de resíduos líquidos (chorume/percolado) provenientes da CTRM pela empresa concessionária pública, sem o devido tratamento para o lançamento no Emissário Submarino de Maceió.
Últimas notícias
Alagoas recebe mais de nove mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até cinco anos
Departamento Estadual de Aviação soma 619 vidas salvas em um ano e meio de atuação
Seduc abre inscrições para selecionar 200 estudantes na 4ª edição do Programa Daqui Pra o Mundo
Prefeito Marcelo Beltrão divulga data de pagamento do rateio do Prêmio Escola 10
[Vídeo] Suspeito de feminicídio a marteladas diz que agiu após ver vídeo de traição
Moradores denunciam piscina abandonada com possível foco do mosquito da dengue em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
