Alagoas

Ministros anunciam antecipação do Bolsa-Família para desabrigados da chuva em AL

Foram apresentadas medidas de emergenciais e medidas de prevenção.

Por 7Segundos 11/07/2023 10h10 - Atualizado em 11/07/2023 11h11
Ministros anunciam antecipação do Bolsa-Família para desabrigados da chuva em AL
Coletiva com governador e ministros - Foto: Assessoria

Na manhã dessa terça-feira (11), o Governador Paulo Dantas (MDB) participou de entrevista coletiva com Ministros do Governo Federal para divulgarem as medidas para as enchentes que deixaram 32 cidades de Alagoas em situação de emergência.

Estavam presentes o Senador Renan Calheiros, O Ministro da Integração Waldez Goés, O Ministro dos Transportes Renan Filho, O Ministro do Desenvolvimento Wellington Dias e o Presidente da Associação de Municípios Alagoanos Hugo Wanderley.

O Ministro Wellington Dias explicou as medidas emergenciais, que serão feitas em curto prazo, como uma ação liberar um auxílio no valor de 800 reais para cada família desabrigada, bem como a entrega de 4000 cestas de alimentos, também foi encaminhada uma solicitação para a Caixa Econômica Federal para o adiantamento no cronograma do Bolsa Família para o primeiro dia de pagamento, assim como é possível o requerimento para antecipação de recursos do FGTS para os moradores dos municípios afetados. Da mesma forma, para agricultores que perderam sua safra, um benefício de 4600 reais para cada família.

O discurso de todos os presentes estavam alinhados e destacaram que são necessárias medidas estruturantes para a prevenção dos alagamentos, o Senador Renan Calheiros abordou a criação debarragens nas bacias do rios Paraíba, Mundaú, Jacuípe, Ipanema e também o rio Canhoto no estado de Pernambuco e que essas barragens não somente resolvessem a questão do alto volume de água mas também que gerassem energia.

O Ministro Renan Filho reiterou sobre a importância da destinação de recursos do Governo Federal destacou a importância dessas obras estruturantes “Nessa enchente foram 25 mil pessoas que foramtiradas das suas casas, na anterior foram 100 mil pessoas e a gente não sabe bem o que vai acontecer na próxima, então o nosso desafio é fazer isso.”

O governador Paulo Dantas também salientou o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente de Recurso Hídricos (SEMARH) “Institucionalizamos a sala de alerta, digitalizamos todos esses equipamentos, colocamos os pontos cegos. Hoje nós temos respostas rápidas, onlines e precisas que faz com que a gente informe a todas Defesa Civil Municipal e que os prefeitos tenham a condição de tirar as pessoas das áreas de risco, das áreas que podem causar acidentes.”