Ayres propõe recuperação ambiental das lagoas para prevenir e mitigar impactos das chuvas
Deputado reforçou que os recursos devidos pela Braskem sejam direcionados exclusivamente para esta área
Após as fortes chuvas que atingiram Alagoas na semana passada, afetando mais de 25 mil alagoanos, em 30 municípios, o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) anunciou, nesta terça-feira (11), propostas para previnir e mitigar os impactos das chuvas no estado. Durante a entrevista coletiva com o governador Paulo Dantas (MDB), que contou com a presença dos ministros Renan Filho, dos Transportes, Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Wellington Dias, de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o parlamentar propôs que o Governo Federal retire a construção das barragens de contenção no Rio Mundaú do papel.
Ele destacou ainda que o recurso financeiro que a Braskem indenizará a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado, seja direcionado para o desassoreamento das Lagoas Mundaú e Manguaba para a execução do esgotamento sanitário dos municípios da Região Metropolitana de Maceió, para a recuperação das matas ciliares e para a construção de moradias habitacionais para os moradores que residem no entorno das lagoas, nos nove municípios da grande Maceió.
Em sua rede social, o deputado Alexandre Ayres reforçou que os recursos devidos pela empresa Braskem ao município de Maceió e ao Governo de Alagoas precisam ser direcionados, exclusivamente, para a recuperação das matas ciliares, para o desassoreamento das Lagoas Mundaú e Manguaba e para a construção dos esgotamentos sanitários das cidades que cercam o complexo das duas lagoas.
"Só assim iremos resolver essa questão das enchentes em Alagoas. Além disso, precisamos construir barragens de contenção. A minha proposta é que três barragens sejam imediatamente construídas, uma no Vale do Paraíba, uma em União dos Palmares e uma no Rio Canhoto, em Pernambuco, só assim teremos a condição de melhorar a vida do cidadão alagoano", destacou o parlamentar.
"Como toda a Região Metropolitana foi atingida pelo desastre, e com a repetição das enchentes causadas pelas chuvas em diversos municípios alagoanos, o recurso deve ser utilizado para diminuir as cenas vergonhosas que se repetem a cada inverno", finalizou Ayres.