Alagoas

Ayres propõe recuperação ambiental das lagoas para prevenir e mitigar impactos das chuvas

Deputado reforçou que os recursos devidos pela Braskem sejam direcionados exclusivamente para esta área

Por Assessoria 11/07/2023 16h04
Ayres propõe recuperação ambiental das lagoas para prevenir e mitigar impactos das chuvas
Deputado Alexandre Ayres - Foto: Reprodução/Assessoria

Após as fortes chuvas que atingiram Alagoas na semana passada, afetando mais de 25 mil alagoanos, em 30 municípios, o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) anunciou, nesta terça-feira (11), propostas para previnir e mitigar os impactos das chuvas no estado. Durante a entrevista coletiva com o governador Paulo Dantas (MDB), que contou com a presença dos ministros Renan Filho, dos Transportes, Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Wellington Dias, de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o parlamentar propôs que o Governo Federal retire a construção das barragens de contenção no Rio Mundaú do papel.

Ele destacou ainda que o recurso financeiro que a Braskem indenizará a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado, seja direcionado para o desassoreamento das Lagoas Mundaú e Manguaba para a execução do esgotamento sanitário dos municípios da Região Metropolitana de Maceió, para a recuperação das matas ciliares e para a construção de moradias habitacionais para os moradores que residem no entorno das lagoas, nos nove municípios da grande Maceió.

Em sua rede social, o deputado Alexandre Ayres reforçou que os recursos devidos pela empresa Braskem ao município de Maceió e ao Governo de Alagoas precisam ser direcionados, exclusivamente, para a recuperação das matas ciliares, para o desassoreamento das Lagoas Mundaú e Manguaba e para a construção dos esgotamentos sanitários das cidades que cercam o complexo das duas lagoas.

"Só assim iremos resolver essa questão das enchentes em Alagoas. Além disso, precisamos construir barragens de contenção. A minha proposta é que três barragens sejam imediatamente construídas, uma no Vale do Paraíba, uma em União dos Palmares e uma no Rio Canhoto, em Pernambuco, só assim teremos a condição de melhorar a vida do cidadão alagoano", destacou o parlamentar.

"Como toda a Região Metropolitana foi atingida pelo desastre, e com a repetição das enchentes causadas pelas chuvas em diversos municípios alagoanos, o recurso deve ser utilizado para diminuir as cenas vergonhosas que se repetem a cada inverno", finalizou Ayres.