Dono de posto de combustível é preso após ser pego fraudando medidor de energia
Operação “Gato Adulterado” foi desencadeada nesta terça-feira (18), pela Polícia Militar com apoio da Equatorial
Uma ação conjunta desencadeada nesta terça-feira (18), pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 1º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Equatorial Alagoas, resultou na prisão do responsável por um posto de combustível localizado no bairro do Sobral, em Maceió. Durante a operação denominada “Gato Adulterado”, foi constatada uma fraude no medidor de energia elétrica e o proprietário pela unidade consumidora foi levado até a delegacia para esclarecimentos, onde foram realizados os trâmites legais.
Segundo informações da equipe técnica de inspeção da Distribuidora, no último dia 11/07 o medidor de energia elétrica do posto de combustível foi encontrado com indícios de irregularidades. O trâmite administrativo foi realizado e o medidor foi retirado e colocado em invólucro, ou seja, lacrado e rastreado para aferição em laboratório atestado pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), e na ocasião um novo medidor foi instalado no local.
Em uma nova inspeção realizada nesta terça-feira (18), com o intuito de confirmar a leitura do novo medidor instalado, a equipe técnica da Equatorial foi surpreendida ao encontrar outro medidor e lacres distintos, dos que foram instalados no dia 11/07. De acordo com a análise feita, a energia perdida estimada foi em torno de 100.000 kWh, o suficiente para atender mais de 600 residências durante um mês inteiro.
Intensificação das ações
Desde quando assumiu a concessão de energia do estado, a Equatorial Alagoas tem intensificado as ações de combate às perdas em parceria com a secretaria de segurança. A Distribuidora tem utilizado técnicas e ferramentas de inteligência agregada ao uso de equipamentos de monitoramento remoto. Estas novas tecnologias estão sendo utilizadas na identificação de fraudes tanto de grandes consumidores como nos demais consumidores de menor porte.
Penalidades para os infratores
O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.
Como denunciar?
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: al.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.
Ao acessar o site oficial da Equatorial, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.
Últimas notícias
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
