Trânsito

Operação Fluidez fecha 6ª fase com um total de mais de 100 autuações

Ação tem como objetivo coibir a circulação de veículos acima de cinco toneladas em horários proibidos

Por Secom Maceió 21/07/2023 17h05
Operação Fluidez fecha 6ª fase com um total de mais de 100 autuações
Operação foi realizada no bairro Gruta de Lourdes - Foto: Rodrigo Carlos/Ascom DMTT

Equipes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizaram a 6ª fase da Operação Fluidez. O trabalho ocorreu das 7h às 9h desta sexta-feira (21), com o objetivo de coibir a circulação de veículos acima de cinco toneladas fora do horário permitido. A ação na alça do Ibama resultou em 17 autuações, totalizando 109, somando-se todas as fases da atividade de fiscalização.

A ação desta sexta-feira foi realizada por agentes do Grupo de Pronta Resposta e do Grupo de Ações Rápidas de Trânsito do DMTT.

"O trabalho é contínuo. A ideia, como o nome da operação já diz, é garantir mais fluidez ao trânsito nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, que fazem um corredor importantíssimo da nossa cidade", comentou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

O trânsito de veículos acima de cinco toneladas como caminhões, carretas e tratores é proibido nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, em dois períodos, das 6h às 9h e das 17h às 20h, durante a semana, conforme Portaria Nº 082 do DMTT, publicada em 19 de fevereiro de 2014.

"A medida existe e se for obedecida, o que depende da consciência dos condutores, os veículos de menor porte terão como se movimentar com mais agilidade. São seis horas, três no pico da manhã e outras três nos picos da tarde e da noite, que fazem grande diferença no tráfego da região", pontuou André.

O subcoordenador do DMTT, Nicollas Albuquerque, falou sobre a operação desta sexta-feira. "Montamos o aparato para a ação, posicionando as equipes dos dois grupamentos na alça do Ibama. Sempre orientamos, conversamos com os motoristas sobre a importância dessa limitação de horário para os demais condutores", disse.

"É pensar no coletivo, pensar no todo. Ter a consciência que aquele tempo auxilia outras pessoas", destacou Constantino Assis, diretor do DMTT.

As fases anteriores da operação contaram com a parceria do Comando de Operações e Inteligência da Guarda Municipal de Maceió.