Reunião discute a implantação de câmeras no fardamento de policiais
Tecnologia já é usada em seis estados
A implementação de bodycams na rotina de trabalho da Polícia Militar foi tema de reunião entre o Ministério Público de Alagoas e o Governo do Estado no último dia 20.
A nova tecnologia, conhecida também como bodycam, já está em vigor nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rondônia e em fase experimental no Pará e no Rio Grande do Sul. E nesta semana foi a vez da Bahia também iniciar o uso.
De acordo com o promotor de Justiça Magno Alexandre Moura, o uso da tecnologia busca reforçar a segurança pública, protegendo tanto os policiais como a população.
“Foi recomendado e o governador Paulo Dantas se comprometeu a efetivar a medida, informando que a implementação das bodycams faz parte da política de segurança pública de seu governo. Além disso, o chefe do Executivo estadual parabenizou o Ministério Público de Alagoas pela iniciativa”, relata o promotor.
O modelo utilizado pela PM de São Paulo é o Axon Body 3. A câmera tem resolução de vídeo de 1080p, com bateria que dura até 12 horas. A orientação é que os policiais liguem o equipamento quando estiverem a caminho de uma ocorrência enviada pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM).
As imagens, além de serem transmitidas em tempo real para uma central, também ficam armazenadas em uma nuvem, controlada pela empresa. Na prática, o consórcio não oferece somente os equipamentos, mas todo o serviço de armazenamento das imagens.
Também participaram da reunião representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Secretaria Estadual da Mulher e Direitos Humanos e Procuradora-Geral do Estado.
Últimas notícias
Bosque das Arapiracas recebe, nesta segunda (1º), show de aniversário da Filarmônica Divina Harmonia
Câmeras flagram momento em que homem descarta feto em via pública de Delmiro Gouveia
Homem procura polícia e admite ter descartado feto em via pública de Delmiro Gouveia
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Sintietfal repudia feminicídio no Cefet-RJ e cobra ações contra misoginia nas instituições
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
