Em Alagoas: a cada 100 mil pessoas, 33 morrem em decorrência do álcool
A estimativa é do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA)
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) divulgou, nesta quarta-feira (26), o panorama de 2023 sobre álcool e saúde dos brasileiros. O estudo é referência em informações e dados sobre o consumo de álcool e o impacto na saúde dos brasileiros. Na edição de 2023, um dado importante preocupa, segundo estimativa mais de 1000 alagoanos morreram em decorrência do álcool em 2021.
O dado é calculado por a cada 100mil habitantes, a taxa em Alagoas é de 33,6 óbtios. Além disso, a pesquisa indica tendência de queda entre 2010 e 2020. No Brasil, as mortes relacionadas a álcool representam 6,9% do total de óbitos.
De acordo com o panorama, as mortes são classificadas em parcialmente atribuíveis ao álcool, como acidentes de trânsito e violência interpessoal, e também podem ser classificadas como totalmente atribuíveis ao álcool, como envenenamento.
Outro dado são as internações atribuíveis a álcool, a taxa é de 136,4 internações a cada 100mil habitantes, totalizando uma estimativa de 4265 internações por álcool em Alagoas, em 2021. O estudo aponta uma tendência de aumento entre 2010 e 2021.
Segundo o relatório, os principais agravantes decorrentes do álcool são cirrose hepática, acidente de trânsito, transtornos mentais e comportamentais, violência interpessoal, doença cardíaca hipertensiva, doença cardíaca isquêmica e doenças respiratórias inferiores.
O CISA ressalta a importância de desenvolver políticas públicas efetivas para a redução do consumo, principalmente para grupos de maior vulnerabilidade, como os jovens, as mulheres e os idosos.
Últimas notícias
Mulher é presa com arma após tentar fugir de abordagem no povoado Perucaba, em Igreja Nova
Dupla em moto vermelha é flagrada assaltando mulher próximo ao Cleto Marques Luz
Motociclista perde o controle e bate em carro parado no Centro de Delmiro Gouveia
Homem é preso após se aproximar da mãe protegida por medida judicial em Penedo
Suspeito invade residência e furta celular em Penedo
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
