Câmara aprova projeto que torna crime prática de zoofilia
Projeto estabelece pena de dois a seis anos, multa e proibição de guarda para quem praticar ato contra animais; proposta segue para análise do Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), o projeto que altera a Lei de Crimes Ambientais para incluir a prática de zoofilia como maus-tratos.
O texto foi aprovado de forma simbólica. O projeto ainda tem que ir ao Senado Federal antes de ir à sanção presidencial.
Atualmente, a legislação já prevê uma pena de detenção, de três meses a um ano, e multa, para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pela proposta aprovada pelos deputados, a zoofilia entra no rol de atos praticados contra animais.
O texto ainda cria um novo dispositivo na Lei de Crimes Ambientais para estabelecer penas mais severas ao crime de zoofilia, como pena de dois a seis anos, multa e proibição da guarda. A pena poderá ser aumentada até o dobro caso o animal morra.
Autor da proposta, o deputado Fred Costa (Patriota-MG) diz, na justificativa do texto, que “não é possível naturalizar a prática da zoofilia”.
“A tipificação penal dessa prática sexual egocêntrica e patológica como crime de maus-tratos, com expressa previsão na Lei de Crimes Ambientais, será mais um passo em direção ao reconhecimento dos animais como seres sencientes e sujeitos de direitos”, argumenta o deputado.
Para o relator do projeto, Marcelo Queiroz (PP-RJ), a prática da zoofilia é algo um ato bárbaro e covarde.
“Contudo, um ato bárbaro e covarde como a zooerastia (ou zoofilia) até então não encontra tipificação clara na legislação, o que impede a punição legal daqueles que a praticam, em que pese a desaprovação social da referida conduta, a caracterização da zoofilia como crime ainda é bastante obscura”, defendeu o deputado em seu relatório.
*Publicado por Pedro Jordão, da CNN
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
