Cibele Moura solicita ao ficalização ao Procon sobre descumprimento por planos de saúde
Lei promulgada em junho determina que convênios médicos devem aceitar exames laboratoriais prescritos por nutricionistas
A deputada estadual Cibele Moura se reuniu, na manhã de terça-feira (08), com o diretor do Procon Alagoas, Daniel Sampaio, para pedir que o órgão fiscalize o descumprimento à Lei nº 8.880/2023, de sua autoria, determinando aos planos de saúde a realização de exames clínicos prescritos por nutricionistas em Alagoas. A solicitação foi feita verbalmente e também por meio de requerimento entregue pessoalmente por ela.
Cibele pontuou que, desde a promulgação da lei, no dia 30 de junho deste ano, têm sido recorrentes os casos de desrespeito aos direitos não apenas dos usuários dos planos, cujos tratamentos são afetados pela negativa à realização do exame, mas também dos nutricionistas, que são prejudicados no exercício de sua profissão.
Por isso, a parlamentar entregou um ofício solicitando informações ao órgão sobre quais ações estão sendo realizadas para acompanhar os casos e quais medidas têm sido ou podem ser aplicadas às operadoras de planos de saúde. Ela também solicitou dados quanto ao número de denúncias ou reclamações referentes à recusa na solicitação de exames laboratoriais por nutricionistas e orientações quanto aos direitos e deveres de profissionais e consumidores.
“É preciso tomar uma atitude eficiente que garanta aos alagoanos usufruírem de todos os direitos que os planos de saúde cobrem. Se é lei, tem que ser aplicada na prática, e não apenas ficar no papel”, defendeu a deputada. Cibele ressaltou, ainda, que o Procon Alagoas desempenha um papel de extrema importância na proteção e defesa do consumidor, e é um aliado a todos os alagoanos que buscam a garantia de seus direitos.
O presidente do Procon Alagoas reforçou que, além do relato levado ao órgão pela parlamentar, os consumidores que se sentirem lesados devem procurar o Procon munidos de documentos que comprovem que tiveram seus direitos desrespeitados.
“Estamos à disposição da população. Em caso que qualquer irregularidade ou recusa, pediremos que os denunciantes não venham apenas com a prova verbal, mas tragam também os documentos, pois, assim, podemos acionar nossa fiscalização”, explicou Daniel Sampaio.
Últimas notícias
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Zona de guerra: Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
Óleo diesel na pista provoca acidentes próximo ao Mercado do Artesanato de Arapiraca
IML libera corpo de piloto australiano morto em queda de avião com drogas em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
