Cibele Moura solicita ao ficalização ao Procon sobre descumprimento por planos de saúde
Lei promulgada em junho determina que convênios médicos devem aceitar exames laboratoriais prescritos por nutricionistas

A deputada estadual Cibele Moura se reuniu, na manhã de terça-feira (08), com o diretor do Procon Alagoas, Daniel Sampaio, para pedir que o órgão fiscalize o descumprimento à Lei nº 8.880/2023, de sua autoria, determinando aos planos de saúde a realização de exames clínicos prescritos por nutricionistas em Alagoas. A solicitação foi feita verbalmente e também por meio de requerimento entregue pessoalmente por ela.
Cibele pontuou que, desde a promulgação da lei, no dia 30 de junho deste ano, têm sido recorrentes os casos de desrespeito aos direitos não apenas dos usuários dos planos, cujos tratamentos são afetados pela negativa à realização do exame, mas também dos nutricionistas, que são prejudicados no exercício de sua profissão.
Por isso, a parlamentar entregou um ofício solicitando informações ao órgão sobre quais ações estão sendo realizadas para acompanhar os casos e quais medidas têm sido ou podem ser aplicadas às operadoras de planos de saúde. Ela também solicitou dados quanto ao número de denúncias ou reclamações referentes à recusa na solicitação de exames laboratoriais por nutricionistas e orientações quanto aos direitos e deveres de profissionais e consumidores.
“É preciso tomar uma atitude eficiente que garanta aos alagoanos usufruírem de todos os direitos que os planos de saúde cobrem. Se é lei, tem que ser aplicada na prática, e não apenas ficar no papel”, defendeu a deputada. Cibele ressaltou, ainda, que o Procon Alagoas desempenha um papel de extrema importância na proteção e defesa do consumidor, e é um aliado a todos os alagoanos que buscam a garantia de seus direitos.
O presidente do Procon Alagoas reforçou que, além do relato levado ao órgão pela parlamentar, os consumidores que se sentirem lesados devem procurar o Procon munidos de documentos que comprovem que tiveram seus direitos desrespeitados.
“Estamos à disposição da população. Em caso que qualquer irregularidade ou recusa, pediremos que os denunciantes não venham apenas com a prova verbal, mas tragam também os documentos, pois, assim, podemos acionar nossa fiscalização”, explicou Daniel Sampaio.
Últimas notícias

1º Festival de Teatro de Bonecos Abayomi acontece em Marechal Deodoro nos dias 20 e 21 de setembro
Feira da Agricultura Familiar terá apresentação cultural e oferta de produtos regionais em União dos Palmares

Polícia conclui que jovem de 17 anos não sofreu estupro coletivo; relações sexuais foram consentidas

Imperial Coro de Penedo representa Alagoas em encontro internacional no Sudeste do país

Prefeitura de Penedo entregará 10 ônibus escolares e 40 geladeiras industriais nessa sexta-feira (19)

Homem é encontrado morto em via pública no município de Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
