Sesau reestrutura Núcleo de Economia da Saúde para otimizar aplicação dos recursos do SUS
Setor é responsável pelo monitoramento de custos de todas as unidades de saúde estaduais
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está reestruturando o Núcleo de Economia da Saúde (NES), responsável pelo monitoramento e controle de todos os custos nas unidades de saúde geridas pelo Governo do Estado. O setor é o responsável pela emissão de Boletins Técnicos Financeiros que auxiliam a gestão na tomada de decisões, no monitoramento orçamentário, bem como na elaboração de políticas públicas que estejam em sintonia com o Plano Plurianual (PPA).
Com a reestruturação do Núcleo, os técnicos irão passar a comparar os custos empregados para manter as unidades e os resultados obtidos. Com isso, será aferida a eficiência dos hospitais, ambulatórios e UPAs, possibilitando que a gestão da Sesau atue para otimizar a aplicação dos recursos públicos, que são baseados na Lei Orçamentária Anual (LOA), qualificando, desse modo, o gerenciamento das unidades, para torná-las mais eficientes e resolutivas.
Para a coordenadora do Núcleo de Economia da Saúde, Karla Rocha, o NES vai passar a atuar com foco na otimização dos recursos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Além de realizar análises sobre a eficiência e retorno dos investimentos no setor, o NES monitora a utilização do dinheiro público, assegurando que ele seja utilizado de forma eficiente, com foco na melhoria da assistência aos usuários”, explicou.
Com a reestruturação, a primeira unidade da Sesau a contar com o Núcleo de Controle de Custos (NCC) será o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. “O HGE será contemplado com um projeto-piloto e, posteriormente, as demais unidades também serão contempladas. Para isso, serão realizadas capacitações dos servidores, além de visitas técnicas a outros estados, onde a experiência já funciona de forma exitosa, a exemplo de Pernambuco e Bahia”, esclareceu André Lins, analista de sistemas da Sesau.
O secretário de Estado de saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o respeito ao erário público é uma marca da administração estadual, e a reestruturação do NES vai focar, principalmente, nesta diretriz.
“O cuidado com o dinheiro público revertido para o SUS, por meio dos impostos pagos diariamente, é essencial para o desenvolvimento social. A Sesau entende e investe no controle dos investimentos como uma obrigação e com o compromisso de assegurar assistência à saúde aos cidadãos alagoanos de forma eficiente”, destacou o secretário.
Últimas notícias

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Marcelo Palmeira joga culpa do atraso do Plano Diretor de Maceió nos gestores do Iplan

Pedestre fica ferido após atropelamento na orla da Ponta Verde, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
