Viçosa firma parceria com Seagri e Conafer para o Programa Mais Pecuária Brasil
O programa busca promover o aprimoramento das ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, firmou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil.
“Estamos ofertando o apoio logístico e técnico ao programa”, destacou Thales Tenório, representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O Programa Mais Pecuária Brasil busca promover o aprimoramento das ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro em Viçosa. Dessa forma, 13 produtores de 12 comunidades rurais foram selecionados para receber as ações da iniciativa.
“O propósito desse programa é o melhoramento genético do rebanho do pequeno produtor rural. Vamos até o pequeno produtor, de uma forma gratuita, levando essa tecnologia”, explicou o gerente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, João Emerson.
Manejo
Nesta semana, os técnicos da Seagri, do Conafer e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciaram o manejo reprodutivo dos animais. O procedimento antecede a inseminação do rebanho.
“A gente vai avaliar se estão aptos ou não para iniciar o protocolo e inseminar”, reforça o veterinário do Conafer, Geimisson Claudino.
Com o aprimoramento genético, espera-se o aumento da produção leiteira no município e, consequentemente, a elevação dos lucros obtidos pelos pequenos produtores rurais de Viçosa.
“A importância desse projeto é muito grande porque, com certeza, nossas vacas vão melhorar a produção de leite”, enfatizou o produtor rural Luciano Martins, do Assentamento Dourada.
“O pequeno produtor que não tem acesso a esse tipo de tecnologia passa a ter com essa iniciativa do Município, que vai gerar aumento da produção, ganho genético como um todo, e a tendência é a gente alavancar a produção leiteira no município”, acrescentou o agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Bomfim.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
