Agricultura

Viçosa firma parceria com Seagri e Conafer para o Programa Mais Pecuária Brasil

O programa busca promover o aprimoramento das ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro

Por 7Segundos com Assessoria 23/08/2023 14h02
Viçosa firma parceria com Seagri e Conafer para o Programa Mais Pecuária Brasil
Viçosa firma parceria com Seagri e Conafer para o Programa Mais Pecuária Brasil - Foto: Severino Carvalho

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, firmou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil.

“Estamos ofertando o apoio logístico e técnico ao programa”, destacou Thales Tenório, representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O Programa Mais Pecuária Brasil busca promover o aprimoramento das ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro em Viçosa. Dessa forma, 13 produtores de 12 comunidades rurais foram selecionados para receber as ações da iniciativa.

“O propósito desse programa é o melhoramento genético do rebanho do pequeno produtor rural. Vamos até o pequeno produtor, de uma forma gratuita, levando essa tecnologia”, explicou o gerente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, João Emerson.

Manejo


Nesta semana, os técnicos da Seagri, do Conafer e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciaram o manejo reprodutivo dos animais. O procedimento antecede a inseminação do rebanho.

“A gente vai avaliar se estão aptos ou não para iniciar o protocolo e inseminar”, reforça o veterinário do Conafer, Geimisson Claudino.

Com o aprimoramento genético, espera-se o aumento da produção leiteira no município e, consequentemente, a elevação dos lucros obtidos pelos pequenos produtores rurais de Viçosa.

“A importância desse projeto é muito grande porque, com certeza, nossas vacas vão melhorar a produção de leite”, enfatizou o produtor rural Luciano Martins, do Assentamento Dourada.

“O pequeno produtor que não tem acesso a esse tipo de tecnologia passa a ter com essa iniciativa do Município, que vai gerar aumento da produção, ganho genético como um todo, e a tendência é a gente alavancar a produção leiteira no município”, acrescentou o agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Bomfim.