Trabalho de Rodrigo Cunha faz Alagoas ganhar unidades da Casa da Mulher Brasileira
Ministra vem ao estado para lançar programa
Alagoas está próximo de ganhar suas primeiras unidades da Casa da Mulher Brasileira. A Casa é um projeto inovador do Ministério das Mulheres voltado ao atendimento humanizado, integrando no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. E a vinda do programa para Alagoas é fruto de um pedido do senador Rodrigo Cunha (Podemos), feito diretamente à ministra das Mulheres Cida Gonçalves em reunião realizada em Brasília.
A ministra estará em Maceió nesta terça-feira (29) e quarta (30), e já realiza visita em terrenos que vão receber os equipamentos na capital alagoana. “Fiz esta solicitação no começo de agosto, quando me reuni com a ministra Cida em nosso gabinete no Senado. E mais: vamos lutar para que a bancada se una e destine emenda coletiva para a construção, manutenção e ampliação do programa Casa da Mulher Brasileira em Alagoas. Esta ação é prioritária rumo à mais atenção, dignidade, garantia de direitos, respeito e combate à violência contra as mulheres”, destacou Rodrigo Cunha.
Na Casa da Mulher Brasileira são ofertados serviços com acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. Tudo voltado ao atendimento de mulheres, especialmente as vítimas de violência. A Casa facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.
Rodrigo Cunha vem se destacando na defesa da pauta feminina no Congresso Nacional, com a proposição e aprovação de projetos de impacto em todo o país. Um exemplo foi o projeto aprovado e sancionado pela Presidência da República que obriga a criação e manutenção nos 27 estados brasileiros de Delegacias da Mulher com funcionamento 24 horas, 7 dias por semana. O senador alagoano também destinou milhões em recursos federais para projetos de empoderamento feminino, geração de renda e emprego e economia solidária com foco nas mulheres alagoanas.