Violência

Perseguição com tiros e morte fecha a Avenida Leitão da Silva, em Vitória; 4 pessoas são baleadas

Perseguição aconteceu na tarde desta segunda-feira (28) em uma das principais avenidas de Vitória. Outros dois suspeitos foram baleados e socorridos pelo Samu.

Por 7Segundos com G1 28/08/2023 18h06
Perseguição com tiros e morte fecha a Avenida Leitão da Silva, em Vitória; 4 pessoas são baleadas
Arma encontrada dentro do veículo no ES - Foto: Reprodução

Uma perseguição com tiros deixou uma pessoa, de 22 anos, morta na tarde desta segunda-feira (28), na Avenida Leitão da Silva, em Vitória. Outros dois suspeitos também foram baleados na troca de tiros e socorridos para um hospital. Um homem que trabalha na região também foi atingido na perna por uma bala perdida e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Vídeos mostram equipes policiais e de socorro perto de um hospital particular, na altura da região de Itararé, onde tudo aconteceu. Veículos também foram atingidos por disparos.

Os dois suspeitos e o homem atingidos foram levados para o Hospital de Urgência e Emergência. Um quarto suspeito que estava no carro conseguiu fugir e ainda não foi localizado.

Por causa da perseguição, o trânsito no sentido Avenida Beira-Mar foi interditado. De acordo com informações iniciais da Polícia Militar, uma granada foi encontrada dentro do veículo utilizado pelos suspeitos. As equipes acionaram o Batalhão de Missões Especiais (BME), mas não há previsão de liberação da via.

Ainda segundo a reportagem, há a suspeita de que o mesmo carro tenha sido usado em um homicídio na região da Ilha do Príncipe nos últimos dias. Uma arma também foi encontrada dentro do veículo. As identidades dos suspeitos não foram divulgadas.

Nas imagens, gravadas do alto de um prédio, dá para ver o veículo com os suspeitos vindo na frente, em alta velocidade. Atrás, três viaturas o acompanham.

Em um momento, a perseguição chega onde há outros veículos parados na pista. Uma das viaturas bate no carro suspeito, na tentativa de fazê-lo parar. Três agentes descem e os tiros começam.

Os policiais e guardas municipais tentam se abrigar atrás de outros carros e perto de um ponto de ônibus. É possível ouvir muitos disparos.

Questionada sobre o assunto, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) informou que, com informações repassadas pela Gerência de Inteligência, foi identificado um veículo suspeito na Avenida Adalberto Simão Nader, na altura da Mata da Praia, sentido Goiabeiras.

O secretário de Segurança da Capital, Amarílio Boni, informou que quatro suspeitos estavam no veículo perseguido. Um deles segue foragido. No local, além da granada, foram apreendidas quatro armas de fogo e um colete à prova de balas.

A Polícia Civil informou que durante patrulhamento na tarde desta segunda-feira (28), na Avenida Leitão da Silva, em Vitória, uma equipe da PMES visualizou uma viatura da Guarda Municipal de Vitória em acompanhamento a um veículo.

Prontamente, os militares prestaram apoio e houve uma troca de tiros. Militares estão saturando a região. A ocorrência segue em andamento, a cargo da Guarda Municipal.

Abordagem de segurança

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk, falou sobre a perseguição nas redes sociais e questionou a abordagem das Forças de Segurança.

"Hoje infelizmente tivemos intensa troca de tiros em Vitória na Av. Leitão da Silva e informações dão conta que um cidadão inocente fora baleado. É preciso investigar profundamente se os padrões de segurança na abordagem foram observados e todas as cautelas para preservar a vida dos cidadãos inocentes no entorno da ocorrência. Esperamos e vamos cobrar apurações severas sobre o caso. Não cabe ao cidadão de bem servir de escudo humano a quem quer que seja. PAZ!", publicou em rede social.