Geral

Tenente da PM de Alagoas fica em estado grave após se ferir em treinamento conduzido por bombeiros no DF

Segundo militares, participantes foram vendados e rastejavam em uma manilha com água

Por 7Segundos com G1 31/08/2023 18h06
Tenente da PM de Alagoas fica em estado grave após se ferir em treinamento conduzido por bombeiros no DF
Treinamento de policiais militares no DF - Foto: Reprodução

Um tenente da Polícia Militar de Alagoas, de 39 anos, ficou em estado grave após se ferir em um treinamento no Distrito Federal, na quarta-feira (30). O policial participava do Curso de Cinotecnia — de preparação de cães — feito pela PMDF, e que tem uma das instruções coordenada pelo Corpo de Bombeiros do DF.

Segundo os militares, os alunos estavam no Centro de Treinamento Operacional (CTO) dos bombeiros e foram vendados e jogados em uma manilha com água. Durante o exercício, o tenente passou mal, bateu a cabeça e ficou submerso por alguns minutos.

Quando foi retirado da manilha, o tenente estava em parada cardiorrespiratória e foi reanimado por cerca de 38 minutos. O militar está em estado grave no Hospital de Base de Brasília.

Em nota conjunta, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Distrito Federal disseram que situações do curso "buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a ter que enfrentar" (veja íntegra da nota ao final da reportagem).A reportagem tenta contato com a PM de Alagoas.

De acordo com os participantes, a instrução guiada pelos bombeiros "não agrega em nada" e alguns falam em "tortura". Segundo militares, além do policial de Alagoas, outros também se feriram durante a instrução.

O que diz a Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF

"Na noite do dia 30/08, durante instrução realizada no Centro de Treinamento Operacional do Corpo de Bombeiros, um dos alunos do XVIII Curso Operacional de Cinotecnia passou mal e foi imediatamente socorrido pela equipe de apoio do local.

No momento, o aluno se encontra em atendimento hospitalar e em realização de exames para avaliação de seu quadro.

Mais informações serão repassadas, assim que os resultados dos exames forem apresentados.

Por fim, a situações a que os alunos do curso de Cinotecnia são expostos, buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a ter que enfrentar".