Comissão de Agricultura da ALE reúne Governo de AL e setor produtivo para discutir demandas
Entre outros pontos, foram debatidos a entrada de bovinos de outros estados em Alagoas

Na primeira reunião externa da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, ocorrida na terça-feira (05), o deputado Fernando Pereira, presidente da Comissão, e o vice-presidente, deputado Gilvan Barros Filho, reuniram integrantes do Governo do Estado e do setor produtivo para discutir possíveis soluções para demandas da categoria, fortalecendo os pequenos, médios e grandes produtores rurais.
No encontro que aconteceu no Plenário Rubens Canuto (Plenarinho) da Casa, ficou definida a formação de um grupo de trabalho para discussões com os agropecuaristas alagoanos, junto a órgãos como Secretaria da Fazenda, Secretaria de Agricultura e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), tendo, entre outros objetivos, a criação de uma nova pauta de tributação e benefícios fiscais.
Entre outros pontos, foram debatidos a entrada de bovinos de outros estados em Alagoas, já que o setor produtivo local tem enfrentado dificuldades com a baixa no valor da arroba do boi gordo e com a concorrência desleal de produtos vindos de fora. Uma das propostas é para que o Governo do Estado atualize a pauta fiscal, incentivando o setor produtivo alagoano, garantindo competitividade e estimulando a geração de emprego e renda.
Fernando Pereira solicitou à secretária da Fazenda, Renata Santos, que disponibilize na Sefaz uma sala para o agronegócio, assim como existe para o setor atacadista, para que o grupo de trabalho se faça presente, trazendo benefícios para a cadeia produtiva, para o pequeno, médio e grande produtor. Por sua vez, a Adeal e a Sefaz também se comprometeram em reforçar o trabalho realizado nas barreiras fiscais e sanitárias do estado, para proteger os criadores alagoanos.
Para a secretária de Agricultura, Carla Dantas, o deputado pontuou sobre a queda no preço da arroba do boi em Alagoas, a dificuldade para a venda e a prioridade que frigoríficos e abatedouros estão dando ao gado vindo de fora do estado, deixando os produtores locais com demanda reprimida. Frisando as dificuldades enfrentadas por quem produz, o presidente da Comissão de Agricultura citou ainda exemplos de empresas de grande porte que fecharam no estado, como a Luna, em Arapiraca; e da Carnaúba, em União dos Palmares, e alertou: “Temos que dar apoio aos empreendedores para que o nosso agro não empobreça, porque o agro empobrecendo, vamos perder geração de emprego e impostos que poderiam ser arrecadados em Alagoas”.
Já Gilvan Barros disse esperar que a ALE seja o meio de comunicação dos produtores rurais para levar seus anseios ao Governo do Estado, ajudando a “desengessar a burocracia, para que os produtores tenham mais oportunidades de empreender, gerando com isso mais emprego e renda e distribuindo riquezas passa Alagoas”. “Demos o primeiro passo com essa reunião. Que ela traga bons frutos”, completou.
O deputado Bruno Toledo, vice-presidente da ALE, também participou do encontro e ressaltou a iniciativa de Fernando Pereira em esse canal de discussão, afirmando a reunião foi proveitosa no sentido de buscar soluções para os desequilíbrios da cadeia produtiva local.
Participaram do encontro as secretárias Renata Santos e Carla Dantas, da Fazenda e da Agricultura, respectivamente; o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Silva; Álvaro Almeida (presidente da FAEAL); Otávio Tavares (presidente da ADEAL); além de produtores rurais e representantes do Sebrae Alagoas e de outras entidades ligadas ao setor produtivo.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
