Alunos chineses usam mesas e cadeiras dobráveis para tirar soneca nos intervalos e no almoço
Hábito faz parte de nova política do Ministério da Educação chinês para garantir que os estudantes estejam descansados
Diversas escolas de ensino infantil da cidade de Handan, na China, deram início a uma medida adotada pelo Ministério da Educação do país para viabilizar que as crianças tirem pequenos cochilos durante os intervalos ou mesmo no almoço.
Segundo o jornal China Daily, a solução encontrada foi instalar escrivaninhas e cadeiras dobráveis, que podem ser reclinadas facilmente nas salas de aula pelos próprios estudantes.
A ideia surgiu em 2021, quando as autoridades perceberam que as crianças dormiam com a cabeça na mesa, o que causava dores de pescoço. Mais de 21 mil estudantes de Handan agora se deitam para tirar uma soneca ao meio-dia.
O Ministério da Educação tomou diversas medidas para garantir que os alunos do ensino primário e secundário durmam diariamente o suficiente.
Em 2021, foi emitida uma orientação para exigir que os estudantes do primário se deitassem antes das 21h20 e os do secundário antes das 22h — mesmo que não terminassem os trabalhos de casa a tempo.
As aulas do ensino primário devem começar a partir das 8h20, e as do secundário, a partir das 8h. As escolas não devem pedir aos alunos que cheguem antes do horário estabelecido e precisam garantir um certo período de cochilo.