Ceaal e Ufal oferecem observação telescópica de eclipse solar anular
Fenômeno celeste acontece no próximo sábado, 14 de outubro, mas não deve ser visto a olho nu

Um dos momentos mais esperados do ano se aproxima. Neste próximo sábado (14), acontecerá o eclipse solar anular, um fenômeno que ocorre quando a Lua, devido à distância da Terra, não cobre totalmente o Sol, criando um impressionante anel brilhante ao redor do disco solar.
Em Maceió, o eclipse terá início às 15h32 e atingirá seu auge às 16h48 (horário local). E, para que todos desfrutem com prazer e segurança desse espetáculo, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal) e o Instituto de Física (IF) da Ufal se unem para proporcionar observações telescópicas gratuitas aos entusiastas e público em geral, no Mirante de Santa Terezinha, no Farol.
A anularidade desse eclipse será visível em várias regiões do mundo, incluindo Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. No Brasil, os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco verão o eclipse anular em sua totalidade; os demais poderão observá-lo parcialmente. Em Maceió, o Sol será ocultado em 85,2% pela Lua. Para verificar o percentual de visibilidade do eclipse em outras cidades de Alagoas, acesse o link.
“Ao todo, teremos cinco telescópios, devidamente equipados com filtros, apropriados para esta finalidade. O evento está sendo promovido pelo Ceaal, mas nos unimos para ampliar a observação e estimular o conhecimento e a popularização da astronomia”, destaca Elton Malta, professor do IF e coordenador do projeto de extensão Céu no Campus.
Aviso de segurança
É de extrema importância enfatizar que nunca se deve olhar diretamente para o Sol durante um eclipse, mesmo com o uso de películas de raios-x, óculos escuros ou outros materiais caseiros. A exposição direta ao Sol, mesmo por poucos segundos, pode causar danos irreversíveis à retina. Recomenda-se o uso de filtros adequados para a observação, sendo o filtro de soldador número 14 ou superior (ISO 12312-2) a opção mais segura.
“Muita gente vai querer apontar o celular para tirar foto diretamente do Sol, sem filtros, e isso é muito perigoso, tanto porque pode afetar permanentemente a visão, já que a pessoa que mira o celular acaba, eventualmente, tendo que olhar diretamente para o Sol, quanto porque pode danificar o sensor da câmera”, ressalta Elton Malta.
O Ceaal reuniu as principais recomendações para observação do eclipse aqui (https://www.instagram.com/ceaal/?img_index=4). Em resumo, são as seguintes:
Nunca use chapas de raio-x (mesmo várias chapas unidas);
Não use filmes fotográficos;
Não use vidro esfumaçado;
Não use óculos de sol comum (mesmo vários sobrepostos);
Não use filtro de soldador abaixo do nº 14; e
Não utilize celulares sem proteção para tirar fotos do sol.
Para mais informações sobre os riscos de observação sem as precauções necessárias, acesse o link
Outras oportunidades
Todo sábado, a partir das 19h, o Ceaal promove observações astronômicas, no pátio da Usina Ciência, localizada na Avenida Aristeu de Andrade, 452, Farol. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
E o projeto Céu no Campus promove observações no entorno do Restaurante Universitário (RU) da Ufal, no Campus A.C. Simões, a partir das 17h45. Para conferir as datas e horários, acompanhe o perfil do projeto no Instagram.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
