Política

Caixa expõe quadro de Lira na lata de lixo e aumenta insatisfação do ‘centrão’ com o governo

O quadro que mostra o presidente da Câmara, a ex-ministra Damares Alves e Paulo Guedes na lata de lixo foi retirado da mostra

Por 7Segundos 24/10/2023 17h05
Caixa expõe quadro de Lira na lata de lixo e aumenta insatisfação do ‘centrão’ com o governo
A mostra onde o quadro estava presente foi cancelada pelo banco, que reconheceu que a obra teria um viés político - Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), teve um quadro com sua imagem exposta em uma lata de lixo pela Caixa Econômica Federal. A exposição foi suspensa nesta segunda-feira (23) após o banco ter dito identificar uma “manifestação com viés político” na mostra.

A exposição “O grito” custou R$ 250 mil ao banco público. A responsável pela exposição foi a antropóloga Iara Machado, da empresa Lhama Arte e Cultura.

A obra que mostra o presidente da Câmara Arthur Lira, a ex-ministra Damares Alves e o ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes, dentro de uma lata de lixo, estava exposta para o público na Caixa Cultural, em Brasília, desde a última terça (17).

O fato aumentou a insatisfação do “centrão” com o Governo Federal, que administra a Caixa. A relação do grupo com o Planalto já não vinha boa desde o adiamento, por parte do presidente Lula, da distribuição de cargos dentro do banco para os aliados de Lira em troca de apoio político.

Lira já havia assumido publicamente que ele tomaria as decisões sobre os cargos na Caixa.