Em Brasília, Detran Alagoas participa de Seminário Internacional de Segurança no Trânsito
Evento é organizado pela Secretaria Nacional de Trânsito e acontece até sexta-feira (27)
Para compartilhar ideias e ações por um trânsito mais seguro, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) participa do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito, realizado em Brasília-DF. O evento, organizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), teve início na quarta-feira (25) e segue até sexta-feira (27).
Os representantes de órgãos estaduais estão tendo a oportunidade de participar de workshops, painéis e debates que contam, inclusive, com palestrantes internacionais. Para promover a pluralidade de ideais, o Seminário recebe grupos da sociedade civil organizada, empresas, associações, entidades sem fins lucrativos, além de representantes de estados e municípios e convidados internacionais, a exemplo de Etienne Krug, diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), que fez a palestra de abertura.
Claudio Costa Filho, diretor-adjunto do Detran, destacou que a importância de participar do evento é adquirir know-how, experiência e conhecimento para aplicar em Alagoas, a partir do momento que há interlocução com outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. “Esses momentos são sempre uma experiência de aprendizado, de aprofundamento e de networking para potencializar as nossas atividades no estado, contribuindo para um dos objetivos fundamentais do Detran, que é promover segurança viária, reduzir mortes e lesões no trânsito, preservando vidas”, afirmou.
Com tema “Infraestrutura e Usuários Vulneráveis”, Renan Silva, chefe de segurança no trânsito do órgão estadual, é um dos palestrantes do evento, e para ele o Detran Alagoas tem muito a contribuir para os debates em um evento dessa magnitude, onde estão as principais autoridades, gestores e técnicos da área de trânsito do Brasil.
“A relevância de discutir esse tema específico é a gente tentar reduzir no âmbito nacional a vulnerabilidade de ciclistas, pedestres e motociclistas. É um índice de letalidade e de lesões muito alto e há uma necessidade de políticas públicas serem desenvolvidas para reduzir a vulnerabilidade das pessoas no espaço público”, explicou.
Também participa do evento Antônio Monteiro, subchefe de engenharia de trânsito do Detran. “Ela é uma Câmara Temática do Conselho Nacional de Trânsito, que tem a função de discutir assuntos relacionados à segurança e subsidiar a ação do Conselho na regulamentação e na normalização de tudo aquilo que envolve sinalização, mobilidade, trânsito e segurança”, destacou Monteiro.
Os dois servidores do Detran Alagoas estão como representantes do órgão estadual e também como integrantes da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego.