Segurança

Rede de Atenção às Violências apresenta novos planos de prevenção e assistência a vulneráveis

Entre as novas ações apresentadas está a Patrulha Maria da Penha e ações

Por 7Segundos com Assessoria 30/10/2023 21h09
Rede de Atenção às Violências apresenta novos planos de prevenção e assistência a vulneráveis
Dentre os planos estão, a criação da Patrulha Maria da Penha e as atuações multissetoriais das Secretarias da Primeira Infância (Secria), Segurança (SSP) e da Saúde (Sesau) - Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

O Comitê Gestor da Rede de Atenção às Violências (RAV) promoveu, nesta segunda-feira (30), um encontro para apresentar novas ações preventivas e de combate aos crimes contra vulneráveis. Entre os novos planos apresentados, estão à iniciativa da Polícia Militar de criar a Patrulha Maria da Penha e as atuações multissetoriais das Secretarias da Primeira Infância (Secria), Segurança (SSP) e da Saúde (Sesau).

A secretária Paula Dantas ressaltou a atuação do Mundo Cria na prevenção de violência contra crianças, bem como destacou as ações em parceria com a SSP, Sesau e também junto ao Tribunal de Justiça do Estado Alagoas (TJ/AL). “As crianças identificadas, no Mundo Cria, com algum tipo de violência são encaminhadas, por meio do Comitê Gestor da RAV, para receber todo o tipo de assistência necessária”, destacou.

Já o secretário-executivo de Integração Social da Sesau, Igor Monteiro, explicou a política transversal do Governo do Estado junto à sociedade civil organizada. “Nestes encontros, nós discutimos políticas públicas efetivas voltadas para atender a população em situação de vulnerabilidade, principalmente, nas áreas de segurança, assistência social e saúde”, disse.

Igor Monteiro destacou ainda que as iniciativas da Sesau para promover proteção integral aos vulneráveis. “A Sesau irá realizar um fluxo de atendimento para atender às populações Trans, LGBTQIA+ e às de rua, que vão receber assistência médica e serão direcionadas para os nossos equipamentos de saúde”, destacou.

AVANÇOS

A coordenadora metropolitana da Patrulha Maria da Penha, a tenente PM Aline, explicou como atuará o novo patrulhamento voltado aos vulneráveis. “Além das ações protetivas voltadas para as mulheres estamos atuando preventivamente com os grupos de vulneráveis”, ressaltou. Além da nova patrulha, foi apresentado procedimento operacional de abordagem humanizada à pessoa em situação de rua, crianças e adolescentes.

Representante do Gabinete Civil, Júlia Beltrão ressaltou a importância das reuniões do Comitê Gestor do RAV, que acontecem bimestralmente, para a aplicação de políticas públicas eficazes em atenção aos vulneráveis. “Estas reuniões refletem o compromisso do Governo de Alagoas em construir em conjunto ações voltadas à prevenção de violência contra as pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.