Espetáculo ‘Geni Não Recomendada’ explora discriminação e preconceito em performance visceral, nesta quinta-feira (16)
Performance faz parte da programação do projeto “Quinta no Arena”, dentro das comemorações do aniversário do Teatro Deodoro
Em um espetáculo visceral, repleto de questionamentos e incômodos, o projeto “Quinta no Arena” traz ao público “Geni Não Recomendada”, uma performance que une anos de processo e pesquisa com pautas extremamente atuais, encarnadas em cada um de seus atores. Geni vem aos palcos do Teatro de Arena na próxima quinta-feira (16), às 20:30h, apresentado pelo Coletivo ‘Não Recomendado’.
“Um grito, uma denúncia do que passamos todos os dias, mas, ignoramos. Da quantidade de violências e preconceitos que a gente vive diariamente, de lutas que a gente não consegue travar, engolidos pela sociedade. Vai direto na veia e se torna muito mais reflexivo e transformador”, descreve a atriz Angélica Louise.
Com classificação indicativa para maiores de 18 anos, o texto foi objeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso do autor, formado em Teatro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), David André, que também dirige o processo.
Ele conta que a inspiração na clássica personagem de Chico Buarque se expandiu para vários âmbitos, abraçando, no texto, diferentes protestos. “A inspiração para a construção do texto inicialmente eram os temas discriminação, preconceito e violência. Mas, no decorrer das pesquisas e laboratórios, o elenco foi se descobrindo dentro dessas pautas. Então trouxemos histórias reais dos(as) próprios(as) artistas em um texto performativo”, explica o autor.
Montado pela primeira vez em 2018, a primeira versão do espetáculo, coautoria de Saulo Porfírio, foi executada no pátio do Espaço Cultural da Ufal. Desde então, adaptado e transformado em Work in Progress até o momento da pesquisa, ‘Geni – Não recomendada’ reestreou em 2019, com uma nova roupagem, e esteve na programação do Festival de Artes Cênicas de Alagoas – FESTAL 2019, sendo encenado ainda em formato de rua pelo edital Lagoa Aberta/FMAC em 2020.
“A necessidade do espetáculo não é apenas mostrar a realidade das minorias, mas trazer à tona questões e pautas importantes, como violência contra mulher, homofobia, gordofobia, discriminação, entre outras pautas, e dar voz para todas as pessoas que foram colocadas nas margens de uma sociedade inflamada de preconceito e discriminação”, explica André.
Para o grupo, o texto pretende levar o espectador a questionar-se, dentro dos relatos entranhados em cada cenas. O espetáculo não traz soluções, mas inquieta atitudes frente ao que será exposto no palco. “É pegar todas as pautas derramadas em cena e jogar aos pés do público, os convidando para pensar”, conclui David André.
Além do próprio autor, o elenco é composto por Antônio Gueiros, Angélica Louise, Elaine Neto e Ton Farias. A produção executiva é de Lucas Carvalho e Dionizio. Iluminação: Aline Almeida. Sonoplastia: Josival Silva e Lucas Carvalho. Músicas de David André e JaysllanyFlorêncio. Cenografia: David André. Maquiagem e Figurino: Coletivo.
‘Geni Não Recomendada’ não é recomendado para menores de 18 anos. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla(https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-geni-nao-recomendada-sessao-unica-20-30h/2206406?referrer=www.google.com).
O que: Espetáculo “Geni Não Recomendada”
Quando: Dia 16 de novembro, às 20:30h
Onde: No Teatro de Arena Sérgio Cardoso, Tv. Dias Cabral, 112-176 – Centro, Maceió – AL, 57020-255, ao lado do Teatro Deodoro.
Entrada: Ingressos a R$40, e R$20 meia entrada pelo site (https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-geni-nao-recomendada-sessao-unica-20-30h/2206406?referrer=www.google.com).
Mais informações: https://www.instagram.com/coletivonaorecomendado/
Últimas notícias
Em tom de brincadeira, vereadora 'mostra dedo' para colega em sessão
Com famosos e tretas, CPI dos Pancadões vira fábrica de virais em SP
Davi Brito vira piada na web após perder luta para Sacha Bali
Ex-comandante alagoano apresenta avanços após ser baleado em operação no Rio de Janeiro
Polícia busca dupla que matou jovem em assalto em São Paulo
Proibição de celulares melhora aprendizagem, segundo 70% dos professores, e reduz bullying
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
