Judiciário promove mutirão de júris no Cesmac, nesta segunda-feira (13)
Treze processos da 7ª Vara Criminal de Maceió foram pautados; ação é organizada pela Justiça Itinerante
O Poder Judiciário de Alagoas promove 13 sessões de júri na Faculdade de Direito do Cesmac, nesta segunda-feira (13). O mutirão, organizado pelo programa Justiça Itinerante, visa desafogar processos da 7ª Vara Criminal de Maceió.
As sessões acontecem simultaneamente. As ações envolvem, em sua maioria, casos de homicídio e tentativa de homicídio. Segundo o coordenador da Itinerante, juiz André Gêda, o objetivo é dar vazão aos processos que ficaram represados em razão da pandemia.
"O trabalho dos júris foi praticamente interrompido, para evitar aglomerações, então acabou acumulando processo. O mutirão veio para dar agilidade a esses julgamentos", explicou o magistrado, ressaltando que outra força-tarefa está prevista para o dia 27, na Uninassau, dessa vez com processos da 8ª Vara Criminal de Maceió.
A estudante Eduarda Bulhões, do primeiro período de Direito do Cesmac, acompanhou sessão do júri pela primeira vez. Ela disse ter ficado impressionada com a quantidade de pessoas envolvidas na força-tarefa. "Fiquei surpresa por ter tanta gente. Tenho interesse no Direito de Família, mas o Direito Criminal desperta muito a curiosidade".
Rafael Otávio, também do primeiro período, disse já ter assistido a uma simulação de júri popular na faculdade. "A gente adquire conhecimento. Quando for exercer a profissão, já tenho noção de como fazer algum tipo de defesa ou acusação", destacou.
O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do Cesmac, Marcos Joel, enalteceu a parceria com o Tribunal de Justiça e reforçou a importância da ação. "Uma das formas de o Judiciário abrir suas portas é trazer essas atividades para dentro das instituições de ensino. É importante que os alunos possam verificar o funcionamento desse julgamento, que é um julgamento totalmente diferente".
Juízes
Presidem as sessões os juízes Caio Evangelista, Nathália Viana, José Braga Neto, André Gêda, Yulli Roter, Emanuela Porangaba, Darlan Souza, André Parízio, Carolina Valões, Emanuel Barbosa, Juliana Batistela, Mário Rocha Filho e Mylena Camardella. O mutirão tem apoio de promotores de justiça, defensores públicos e advogados.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
