Judiciário promove mutirão de júris no Cesmac, nesta segunda-feira (13)
Treze processos da 7ª Vara Criminal de Maceió foram pautados; ação é organizada pela Justiça Itinerante
O Poder Judiciário de Alagoas promove 13 sessões de júri na Faculdade de Direito do Cesmac, nesta segunda-feira (13). O mutirão, organizado pelo programa Justiça Itinerante, visa desafogar processos da 7ª Vara Criminal de Maceió.
As sessões acontecem simultaneamente. As ações envolvem, em sua maioria, casos de homicídio e tentativa de homicídio. Segundo o coordenador da Itinerante, juiz André Gêda, o objetivo é dar vazão aos processos que ficaram represados em razão da pandemia.
"O trabalho dos júris foi praticamente interrompido, para evitar aglomerações, então acabou acumulando processo. O mutirão veio para dar agilidade a esses julgamentos", explicou o magistrado, ressaltando que outra força-tarefa está prevista para o dia 27, na Uninassau, dessa vez com processos da 8ª Vara Criminal de Maceió.
A estudante Eduarda Bulhões, do primeiro período de Direito do Cesmac, acompanhou sessão do júri pela primeira vez. Ela disse ter ficado impressionada com a quantidade de pessoas envolvidas na força-tarefa. "Fiquei surpresa por ter tanta gente. Tenho interesse no Direito de Família, mas o Direito Criminal desperta muito a curiosidade".
Rafael Otávio, também do primeiro período, disse já ter assistido a uma simulação de júri popular na faculdade. "A gente adquire conhecimento. Quando for exercer a profissão, já tenho noção de como fazer algum tipo de defesa ou acusação", destacou.
O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do Cesmac, Marcos Joel, enalteceu a parceria com o Tribunal de Justiça e reforçou a importância da ação. "Uma das formas de o Judiciário abrir suas portas é trazer essas atividades para dentro das instituições de ensino. É importante que os alunos possam verificar o funcionamento desse julgamento, que é um julgamento totalmente diferente".
Juízes
Presidem as sessões os juízes Caio Evangelista, Nathália Viana, José Braga Neto, André Gêda, Yulli Roter, Emanuela Porangaba, Darlan Souza, André Parízio, Carolina Valões, Emanuel Barbosa, Juliana Batistela, Mário Rocha Filho e Mylena Camardella. O mutirão tem apoio de promotores de justiça, defensores públicos e advogados.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
