Maceió

Entenda o que pode acontecer após colapso de mina no Mutange

Defesa Civil reforça que não há motivo para pânico

Por 7Segundos 30/11/2023 08h08 - Atualizado em 30/11/2023 09h09
Entenda o que pode acontecer após colapso de mina no Mutange
Lagoa Mundaú - Foto: Ascom MPF/AL

Após o alerta de colapso da mina 18 na região do mutange, a população da capital ficou alarmada com o medo do que pode acontecer com o iminente desastre ambiental. De acordo com a Defesa Municipal, é um desastre ambiental sem precedentes por não haver nada semelhante com o que pode ocorrer.

No entanto, segundo o órgão, caso o teto da mina 18 venha desabar, é possível presumir que deve ocorrer um processo de salinização da lagoa Mundaú pelo contato dos fluídos que se tem dentro da mina com a água da Lagoa. A mina está 60% dentro da lagoa e 40% na região de fora e dependendo do impacto deve afetar toda área de mangue na região.

A Defesa Civil desconsidera a possibilidade das outras cidades que tem contato com a Lagoa Mundaú serem atingidas.

A Defesa Civil pede que não transitem na região

A Defesa Civil Municipal reforça que não há motivo para pânico pois a insitutição está preparada, assim como outros órgãos de segurança como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil estadual, as polícias civil e militar, o Exército e a Marinha.

Além disso, é recomendado que não se transite na região e que pescadores também evitem o local. O bloqueio na região também foi ampliado, na Rua Doutor Passos de Miranda há um bloqueio parcial e na Ladeira Ulisses de Miranda está com interdição total no começo e no fim.

A área de afundamento do solo e a mina 18 seguem sendo monitorados e as pessoas que desejam de forma voluntária e preventiva se abrigar podem procurar a Defesa Civil. Em nota, foi feito um apelo para que a população nao caia em noticias falsas e que só se informem pelos órgãos e meios de comunicação oficiais.