[Vídeo] Diminuição da velocidade de afundamento na Mina 18 traz sinais de estabilização, afirma prefeito de Maceió
A capital alagoana está sob estado de emergência
Em um pronunciamento através das redes sociais neste sábado (2), o prefeito de Maceió, JHC, trouxe informações cruciais sobre a situação atual da Mina 18 da Braskem, no bairro do Mutange. Em meio à preocupação gerada pelo iminente colapso na região, o gestor municipal destacou uma diminuição significativa na velocidade de afundamento.
De acordo com JHC, dados da Defesa Civil apontam uma redução drástica na taxa de afundamento, que caiu de 5 cm por hora para 0,7 cm por hora. Essa diminuição, segundo o prefeito, é um indicativo positivo, apontando para uma tendência de estabilização na região atingida.
"Estamos vencendo um dia de cada vez para podermos juntos sairmos dessa situação", afirmou JHC, ressaltando os esforços contínuos das autoridades locais para lidar com a crise.
A atualização do boletim da Defesa Civil revelou um cenário de progresso, indicando que dos 12 equipamentos DGPS (Sistema de Posicionamento Global Diferencial) utilizados para medir o afundamento, apenas um encontra-se em alerta máximo neste momento. Além disso, os sismos registrados na área também diminuíram consideravelmente, sinalizando uma possível estabilização.
Esses desenvolvimentos positivos vêm em um momento crucial, após o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa, ter reconhecido a situação de emergência em Maceió devido ao colapso iminente na Mina 18. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, terá validade por 180 dias na capital.
O documento assinado pelo prefeito JHC foi embasado em informações técnicas da Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maceió (COMPDEC), que alertou para a ocorrência frequente de abalos sísmicos na área afetada pelo colapso.
Com esse reconhecimento federal, a gestão municipal ganha a possibilidade de solicitar recursos para ações de assistência humanitária. A liberação desses recursos está condicionada à apresentação e avaliação dos planos de trabalho pela equipe técnica do Governo Federal.A situação permanece sob monitoramento constante das autoridades locais, e a comunidade é orientada a seguir as diretrizes de segurança estabelecidas pela Defesa Civil.Diante dos avanços registrados, a cidade aguarda a continuidade dos esforços conjuntos para enfrentar e superar essa crise que impacta diretamente a vida dos moradores afetados.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
