Em Comissão do Senado, Rodrigo Cunha garante autorização de empréstimo para obras e melhorias em Maceió
A ação de Rodrigo se dá rumo à minimização dos danos causados pela possibilidade de colapso da Mina 18 da Braskem
Exercendo a presidência do Senado Federal, o senador Rodrigo Cunha (Podemos) vem conduzindo a pauta junto a organismos federais em Brasília em busca de apoio à Maceió. A ação de Rodrigo se dá rumo à minimização dos danos causados pela possibilidade de colapso da Mina 18 da Braskem. Sempre acompanhado do prefeito da capital JHC (PL), que lidera o trabalho do município em prol do atendimento às comunidades atingidas e à redução dos danos à cidade, Cunha e o prefeito participaram de uma série de reuniões na segunda-feira (4).
“Estamos, eu e o prefeito JHC, empenhadíssimos nesta missão de reduzir os impactos nocivos que a Braskem causou em nossa cidade. Por isso, em todas as agendas, solicitamos providências concretas, práticas e imediatas em benefício de Maceió e de sua gente, assim como esclarecimentos e responsabilização da mineradora por parte das autoridades nacionais. Queremos justiça e não vamos deixar cobrar e lutar por reparação à nossa cidade, que inclusive comemora seu aniversário e merece todo nosso amor, defesa e esforço”, disse Cunha.
Entre as reuniões, Cunha e JHC foram recebidos pelos dirigentes da Agência Nacional de Mineração, órgão que tem a atribuição de controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional. Na Agência, foi formalizado o pleito para que sejam apurados os motivos que levaram a Braskem a não realizar com rapidez o preenchimento da Mina 18. Já no Ministério da Pesca, foi solicitado ao ministro André de Paula o pedido urgente para o pagamento de assistência humanitária a pescadores e marisqueiras da Lagoa Mundaú.
Cunha e JHC também estiveram com o ministro da Assistência Social, Wellington Dias. Ao ministro foi solicitado pagamento de Auxílio Emergencial, antecipação do recurso do Bolsa Família, recursos para Aluguel Social e aquisição de cestas básicas para as famílias afetadas. No ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a pauta com o ministro Waldez Góes foi elaboração em conjunto com a Defesa Civil Nacional e municipal de um Plano de Trabalho Específico para reconstrução de todas as áreas atingidas em Maceió, assim como a permanência de equipes da Defesa Civil Nacional na cidade.
Ainda na segunda, Cunha e JHC foram recebidos pelo ministro do Turismo Celso Sabino, reiterando a necessidade de o ministério apoiar o trade turístico local propagando a informação de que as áreas turísticas de Maceió estão seguras e não foram afetadas. Fake news estão afirmando o contrário e prejudicando o segmento, gerador de milhares de empregos. Na Caixa Econômica Federal, junto ao presidente Carlos Antônio Vieira Fernandes, a solicitação foi por apoio na construção de habitações para realocar os moradores dos bairros afetados e que constam na área de monitoramento de risco.
Últimas notícias
Ifal abre inscrições para curso superior de Horticultura em Maragogi
Prefeitura de Maceió vacina mais de 90 mil animais durante campanha antirrábica 2025
Mês Nacional do Júri: segunda semana tem 40 julgamentos agendados em Alagoas
Pai de influenciador alagoano consegue tratamento em clínica especializada
PM prende homem suspeito de ameaçar populares com arma de fogo no Clima Bom
Uso de clareamento dental é seguro e não enfraquece os dentes, afirmam especialistas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
