Em Comissão do Senado, Rodrigo Cunha garante autorização de empréstimo para obras e melhorias em Maceió
A ação de Rodrigo se dá rumo à minimização dos danos causados pela possibilidade de colapso da Mina 18 da Braskem

Exercendo a presidência do Senado Federal, o senador Rodrigo Cunha (Podemos) vem conduzindo a pauta junto a organismos federais em Brasília em busca de apoio à Maceió. A ação de Rodrigo se dá rumo à minimização dos danos causados pela possibilidade de colapso da Mina 18 da Braskem. Sempre acompanhado do prefeito da capital JHC (PL), que lidera o trabalho do município em prol do atendimento às comunidades atingidas e à redução dos danos à cidade, Cunha e o prefeito participaram de uma série de reuniões na segunda-feira (4).
“Estamos, eu e o prefeito JHC, empenhadíssimos nesta missão de reduzir os impactos nocivos que a Braskem causou em nossa cidade. Por isso, em todas as agendas, solicitamos providências concretas, práticas e imediatas em benefício de Maceió e de sua gente, assim como esclarecimentos e responsabilização da mineradora por parte das autoridades nacionais. Queremos justiça e não vamos deixar cobrar e lutar por reparação à nossa cidade, que inclusive comemora seu aniversário e merece todo nosso amor, defesa e esforço”, disse Cunha.
Entre as reuniões, Cunha e JHC foram recebidos pelos dirigentes da Agência Nacional de Mineração, órgão que tem a atribuição de controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional. Na Agência, foi formalizado o pleito para que sejam apurados os motivos que levaram a Braskem a não realizar com rapidez o preenchimento da Mina 18. Já no Ministério da Pesca, foi solicitado ao ministro André de Paula o pedido urgente para o pagamento de assistência humanitária a pescadores e marisqueiras da Lagoa Mundaú.
Cunha e JHC também estiveram com o ministro da Assistência Social, Wellington Dias. Ao ministro foi solicitado pagamento de Auxílio Emergencial, antecipação do recurso do Bolsa Família, recursos para Aluguel Social e aquisição de cestas básicas para as famílias afetadas. No ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a pauta com o ministro Waldez Góes foi elaboração em conjunto com a Defesa Civil Nacional e municipal de um Plano de Trabalho Específico para reconstrução de todas as áreas atingidas em Maceió, assim como a permanência de equipes da Defesa Civil Nacional na cidade.
Ainda na segunda, Cunha e JHC foram recebidos pelo ministro do Turismo Celso Sabino, reiterando a necessidade de o ministério apoiar o trade turístico local propagando a informação de que as áreas turísticas de Maceió estão seguras e não foram afetadas. Fake news estão afirmando o contrário e prejudicando o segmento, gerador de milhares de empregos. Na Caixa Econômica Federal, junto ao presidente Carlos Antônio Vieira Fernandes, a solicitação foi por apoio na construção de habitações para realocar os moradores dos bairros afetados e que constam na área de monitoramento de risco.
Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
