Rafael Brito cobra prefeitura pagamento de impostos dos imóveis adquiridos pela Braskem
O deputado reforça o pedido para que a Braskem não saia ilesa nem lucrando com essa situação
Representantes das vítimas dos bairros atingidos pela Braskem, da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado, prefeitos e deputados participaram na manhã desta segunda (11) de uma reunião, no Palácio do Governo, com o objetivo de debater medidas para reparar os efeitos do desastre provocado pela mineradora.
Após rodadas de perguntas e pronunciamentos, o governador Paulo Dantas apresentou a “Carta de Alagoas”, em que pontua e cobra da Braskem medidas para amenizar os danos causados pelo desastre ambiental que atingiu diretamente 60 mil pessoas, em 5 bairros de Maceió.
Único deputado federal presente na reunião, Rafael Brito (MDB/AL) chamou atenção sobre o não pagamento, pela Braskem, do Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) dos terrenos que a empresa adquiriu desde 2019.
"Eu tenho defendido na Câmara dos Deputados e já defendi na audiência pública no Senado: a Braskem não indenizou nenhuma família e nenhuma vítima até agora. O que a Braskem fez foi comprar os imóveis dessas pessoas. E, desde 2019, a empresa não vem pagando o ITBI nem o IPTU desses imóveis. A regularização do pagamento desses impostos, pela Braskem, é uma medida urgente, em respeito a todas as vítimas e a nossa cidade. A mineradora não pode sair dessa história dona de 20% da cidade de Maceió”, alertou o parlamentar.
Ainda em sua fala, o deputado reforça o pedido para que a Braskem não saia ilesa nem lucrando com essa situação. “A Braskem é a principal agente causadora desse crime. Não podemos deixar que a mineradora possa, amanhã ou daqui a 20, 30 anos ou 40 anos se beneficiar do crime que ela mesma cometeu na nossa cidade”.
Uma das medidas acordadas na ‘Carta de Alagoas” foi a criação de um Gabinete Permanente de Gestão da Crise Ambiental, coordenado pelo governo federal, composto pelos governos do Estado, Prefeituras de Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, Atalaia, São Miguel dos Campos, Santa Luzia do Norte, Satuba, Rio Largo, Messias, Paripueira, coqueiro Seco, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, representantes e vítimas da Braskem.
Últimas notícias
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
