Política

ALE aprova lei proibindo fogos de artifício com estampido em AL; "Dia que entra para a história", comemora deputada Cibele Moura

A lei proíbe, em todo o território alagoano, o comércio, transporte, manuseio e uso de fogos de artifício que produzam barulho e de qualquer outro artefato pirotécnico com estampidos

Por 7Segundos com Assessoria 12/12/2023 21h09
ALE aprova lei proibindo fogos de artifício com estampido em AL; 'Dia que entra para a história', comemora deputada Cibele Moura
deputada Cibele Moura - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou, nesta terça-feira (12), em segunda votação, o Projeto de Lei que proíbe a venda de fogos de artifício com estampido em Alagoas. A defesa da matéria, de autoria do ex-deputado Léo Loureiro, foi encampada pela deputada Cibele Moura, relatora do projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

A lei proíbe, em todo o território alagoano, o comércio, transporte, manuseio e uso de fogos de artifício que produzam barulho e de qualquer outro artefato pirotécnico com estampidos.

Continua permitido o uso de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos que produzam apenas efeitos visuais. Também segue autorizada a produção, o armazenamento, o transporte e a comercialização de fogos de artifício de estampido e de outros artefatos pirotécnicos que produzam estampidos, desde que sejam fabricados no Estado de Alagoas e se destinem à exportação para outros estados.

A legislação estipula um prazo de dois anos para que os responsáveis pela produção dos fogos se adaptem à fabricação de fogos silenciosos. A partir desse prazo, os casos de descumprimento estão sujeitos a apreensão dos artefatos e multas.

A deputada Cibele Moura, que vem há meses defendendo a importância e a urgência da mudança, comemorou a aprovação da lei e destacou que é um passo essencial para acabar com o ruído tão prejudicial para milhares de pessoas - especialmente crianças com TEA e idosos - e de animais.

"Hoje é um daqueles dias que entram para história, que me permitem sair daqui com a sensação se dever cumprido, trabalho bem feito e a certeza que estamos no caminho certo. Essa Casa defende as crianças autistas, os idosos, os animais. Hoje é um dia extremamente feliz", destacou Cibele após a aprovação.

“Essa é mais uma vitória do nosso mandato e desse Parlamento em defesa dessa causa tão importante para nossos alagoanos", acrescentou a parlamentar, concluindo que aguarda com expectativa a sanção da lei pelo Governo do Estado.