Política

Lira diz que reforma tributária será votada hoje e que o importante é manter o equilíbrio do texto

"Precisamos acalmar a demanda de alguns setores que querem pleitos que não estavam no texto original", disse

Por 7Segundos com Agência Câmara de Notícias 15/12/2023 14h02
Lira diz que reforma tributária será votada hoje e que o importante é manter o equilíbrio do texto
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Foto: 19/08/2022REUTERS/Carla Carniel

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que pretende votar hoje a proposta de emenda constitucional (PEC) da reforma tributária. Aprovado pela Câmara em julho último, o texto foi alterado pelo Senado e voltou para nova votação pelos deputados. Para entrar em vigor, o mesmo texto da emenda constitucional precisa ser aprovado nas duas Casas.

Antes da reforma, será colocada em votação a MP 1185/23, que altera as regras de tributação das subvenções concedidas pelo poder público para atrair empresas ou estimular empreendimentos já existentes, como os incentivos fiscais de ICMS dos estados e Distrito Federal. (Atualização: a sessão foi iniciada com a discussão da MP.)

A sessão será virtual, com efeito administrativo, e por isso se espera um quórum alto o suficiente para votar PEC, que exige maioria de 3/5 para aprovação (308 votos na Câmara e 49 no Senado).

"Precisamos acalmar a demanda de alguns setores que querem pleitos que não estavam no texto original. Temos que ter cautela e manter as conquistas que a Câmara trouxe, numa votação histórica – um texto equilibrado, discussões centradas do que é imprescindível, que é desburocratizar e deixar mais transparente a forma de cálculo dos tributos e de uma maneira federativa".