Segurança

Presídios em Alagoas são alvo de operação nacional do Ministério da Justiça

Durante a Operação Mute, a comunicação é cortada com uso de uma tecnologia que embaralha o sinal

Por 7Segundos com Assessoria 01/02/2024 14h02
Presídios em Alagoas são alvo de operação nacional do Ministério da Justiça
Operação realizada no sistema prisional do Estado - Foto: Assessoria

As unidades prisionais de Alagoas estão sendo alvo da terceira fase da Operação Nacional Mute, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo central da operação, que ocorre em todo o país, é identificar e retirar celulares localizados em unidades prisionais, combatendo assim a comunicação ilícita do crime organizado e reduzindo os índices de violência em nível nacional.

Durante a Operação Mute, a comunicação é cortada com uso de uma tecnologia que embaralha o sinal e, em seguida, os policiais penais realizam revistas nos módulos e nas celas. Os aparelhos celulares são o principal meio para a propagação do crime organizado e, consequentemente, dos delitos que colocam a segurança da população em risco. 

Essa operação nacional é a maior realizada pela Senappen no âmbito do combate ao crime organizado. 

Para o secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira, a ação une esforços por todo o país e vem reforçar ainda mais o trabalho em andamento no estado. “Estamos fazendo parte de uma operação nacional de combate ao crime organizado. É nosso dever e missão atuar em conjunto com os órgãos federais para garantir a segurança de todo país e, no nosso caso, da sociedade de Alagoas. E isso é feito não só com essa ação, mas com o trabalho diário dos policiais penais”, pontua o secretário estadual.