Vendas no varejo crescem no mês de dezembro em Alagoas
Valor no entanto se mantêm abaixo do crescimento no mesmo período de 2022
Os números do varejo em Alagoas apresentaram melhora com relação ao mês de novembro de 2023. O setor acabou por subir mais de 2% com relação ao mês anterior, que foi de 1,3%. No entanto o valor continua atrás do mesmo no ano passado, este que chegou a apresentar uma subida de mais de 7% contra a atual 3,5%.
No entanto o país como um todo apresentou uma queda no valor do comércio. A queda de 1,3% na passagem de novembro para dezembro representa o segundo resultado efetivamente negativo, ou seja, fora da faixa de variação entre -0,1% e -0,5%, e de maior amplitude no ano, após a queda de 0,8% em maio.
Houve resultados negativos em seis dos oito setores pesquisados no varejo: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-13,1%), Móveis e eletrodomésticos (-7,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,5%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,5%).
Apenas dois dos oito grupamentos pesquisados não registraram taxa negativa: Combustíveis e lubrificantes (1,5%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%). No varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças caiu 4,5% e Material de construção variou 0,4%.