Academia Alagoana de Letras recebe o Pinto da Madrugada
Palestra de Eduardo Lyra, um dos fundadores do bloco, homenageou Marcial Lima e Maestrina Fátima Menezes
A história dos 25 anos do Pinto da Madrugada, patrimônio imaterial da cultura alagoana, foi tema de palestra nesta quarta-feira, 7, na Casa Jorge de Lima, sede da Academia Alagoana de Letras, proferida pelo professor Eduardo Lyra, um dos fundadores do bloco. “Aproveitamos a palestra para reforçar nossa permanente homenagem a Marcial Lima e à Maestrina Fátima Menezes”, informou Eduardo Lyra.
A palestra foi prestigiada pelos membros da academia, representantes da cultura local e convidados, além da diretoria do Pinto da Madrugada que levou ao evento o seu estandarte, mascote, passistas e parte da tradicional orquestra do bloco, Pajuçara no Frevo. Hermann Braga, dirigente do bloco, agradeceu à academia a oportunidade de um de seus fundadores contar, naquela Casa, a origem e as conquistas do maior bloco de Alagoas.
Marcos Davi, fundador do Pinto da Madrugada e membro da academia, foi quem articulou o evento. “O Pinto da Madrugada é cultura, já se fazia necessário que ele chegasse à academia para que nossa história se ampliasse como referência cultural a outras agremiações”, enfatizou Marcos Davi. “Fizemos este ano o maior carnaval do Pinto da Madrugada, arrastando pela avenida mais de 500 mil pessoas”, destacou.
No desfile do Pinto da Madrugada, sábado passado, dia 3, o bloco colocou na avenida 500 representantes de grupos culturais do estado, como Guerreiro, Fandango, Afoxé, e outros. O bloco também gravou documentários sobre a tradição do frevo em Maceió e no estado, ganhou noticiário nacional e local e gerou emprego e renda, movimentando a economia criativa do estado.
Últimas notícias
Em decisão institucional, Toffoli deixa caso Banco Master e ministros negam suspeição
Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado
Trump descarta punir funcionário por vídeo de casal Obama como macacos
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
