Academia Alagoana de Letras recebe o Pinto da Madrugada
Palestra de Eduardo Lyra, um dos fundadores do bloco, homenageou Marcial Lima e Maestrina Fátima Menezes
A história dos 25 anos do Pinto da Madrugada, patrimônio imaterial da cultura alagoana, foi tema de palestra nesta quarta-feira, 7, na Casa Jorge de Lima, sede da Academia Alagoana de Letras, proferida pelo professor Eduardo Lyra, um dos fundadores do bloco. “Aproveitamos a palestra para reforçar nossa permanente homenagem a Marcial Lima e à Maestrina Fátima Menezes”, informou Eduardo Lyra.
A palestra foi prestigiada pelos membros da academia, representantes da cultura local e convidados, além da diretoria do Pinto da Madrugada que levou ao evento o seu estandarte, mascote, passistas e parte da tradicional orquestra do bloco, Pajuçara no Frevo. Hermann Braga, dirigente do bloco, agradeceu à academia a oportunidade de um de seus fundadores contar, naquela Casa, a origem e as conquistas do maior bloco de Alagoas.
Marcos Davi, fundador do Pinto da Madrugada e membro da academia, foi quem articulou o evento. “O Pinto da Madrugada é cultura, já se fazia necessário que ele chegasse à academia para que nossa história se ampliasse como referência cultural a outras agremiações”, enfatizou Marcos Davi. “Fizemos este ano o maior carnaval do Pinto da Madrugada, arrastando pela avenida mais de 500 mil pessoas”, destacou.
No desfile do Pinto da Madrugada, sábado passado, dia 3, o bloco colocou na avenida 500 representantes de grupos culturais do estado, como Guerreiro, Fandango, Afoxé, e outros. O bloco também gravou documentários sobre a tradição do frevo em Maceió e no estado, ganhou noticiário nacional e local e gerou emprego e renda, movimentando a economia criativa do estado.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
